Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Golpe que promete videochamada no WhatsApp instala apps maliciosos no aparelho

Por| 23 de Fevereiro de 2016 às 10h00

Link copiado!

Golpe que promete videochamada no WhatsApp instala apps maliciosos no aparelho
Golpe que promete videochamada no WhatsApp instala apps maliciosos no aparelho
Tudo sobre WhatsApp

Cuidado com um novo golpe que está circulando entre usuários brasileiros do WhatsApp: se receber um convite para ativar o recurso de videochamadas, mesmo que venha de um contato conhecido, não aceite. Trata-se de uma ação maliciosa que acaba instalando apps malignos em seu aparelho. O alerta vem da Kaspersky Lab, empresa russa especializada em segurança digital.

Ao clicar no link que promete o falso recurso, o usuário é levado a uma página com formato adaptado para dispositivos móveis que à primeira vista até parece legítima. Essa página pede para que o usuário digite o seu número de celular para continuar e o direciona a outra página para convidar dez amigos a aceitarem a novidade.

Continua após a publicidade

Passando dessa etapa, além de seus amigos receberem a mensagem que os levará ao golpe, o usuário será direcionado a outras telas oferecendo a instalação de softwares de origem duvidosa que podem se passar por atualizações do sistema. O usuário, na confiança e ingenuidade, acaba aceitando esse download, que instalará apps maliciosos no aparelho.

Além de prejudicar seu smartphone, ao registrar seu número de celular naquela primeira tela o usuário acaba inscrevendo sua linha em serviços pagos, sem saber, que cobrarão taxas reduzindo o saldo da recarga, ou aumentando a sua conta mensal caso a linha seja pós-paga.

“Essa campanha segue o mesmo estilo de outras campanhas maliciosas que encontramos disseminadas via WhatsApp”, afirmou Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil. “Isso demonstra que os golpes anteriores foram bem-sucedidos e que os cibercriminosos seguem com a mesma tática de usar um tema popular para disseminar scareware. Outro agravante foi que encontramos empresas de softwares legítimos se valendo dessa abordagem para forçar a instalação e distribuição do seu software no Brasil”, disse o especialista.