Golpe que promete videochamada no WhatsApp instala apps maliciosos no aparelho

Por Redação | 23 de Fevereiro de 2016 às 10h00

Cuidado com um novo golpe que está circulando entre usuários brasileiros do WhatsApp: se receber um convite para ativar o recurso de videochamadas, mesmo que venha de um contato conhecido, não aceite. Trata-se de uma ação maliciosa que acaba instalando apps malignos em seu aparelho. O alerta vem da Kaspersky Lab, empresa russa especializada em segurança digital.

golpe WhatsApp

Ao clicar no link que promete o falso recurso, o usuário é levado a uma página com formato adaptado para dispositivos móveis que à primeira vista até parece legítima. Essa página pede para que o usuário digite o seu número de celular para continuar e o direciona a outra página para convidar dez amigos a aceitarem a novidade.

golpe WhatsApp

Passando dessa etapa, além de seus amigos receberem a mensagem que os levará ao golpe, o usuário será direcionado a outras telas oferecendo a instalação de softwares de origem duvidosa que podem se passar por atualizações do sistema. O usuário, na confiança e ingenuidade, acaba aceitando esse download, que instalará apps maliciosos no aparelho.

golpe WhatsApp

Além de prejudicar seu smartphone, ao registrar seu número de celular naquela primeira tela o usuário acaba inscrevendo sua linha em serviços pagos, sem saber, que cobrarão taxas reduzindo o saldo da recarga, ou aumentando a sua conta mensal caso a linha seja pós-paga.

“Essa campanha segue o mesmo estilo de outras campanhas maliciosas que encontramos disseminadas via WhatsApp”, afirmou Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil. “Isso demonstra que os golpes anteriores foram bem-sucedidos e que os cibercriminosos seguem com a mesma tática de usar um tema popular para disseminar scareware. Outro agravante foi que encontramos empresas de softwares legítimos se valendo dessa abordagem para forçar a instalação e distribuição do seu software no Brasil”, disse o especialista.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!