Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Golpe no WhatsApp utiliza Burger King para roubar informações de vítimas

Por| 30 de Maio de 2016 às 15h33

Link copiado!

Golpe no WhatsApp utiliza Burger King para roubar informações de vítimas
Golpe no WhatsApp utiliza Burger King para roubar informações de vítimas

Com já dizia o ditado: "nada nessa vida é de graça", por isso sempre desconfie de promoções que pareçam muito generosas. Esse é o caso de um novo golpe que está sendo aplicado via WhatsApp. A roubada da vez é um cupom falso do Burger King que promete um desconto no valor de R$ 50 nas lojas da rede de alimentação.

O golpe acontece por meio das famosas correntes e seu objetivo é inscrever as vítimas em diferentes serviços de mensagens pagas sem que elas percebam. O cupom falso é encaminhado para contatos e grupos do usuário convidando os interessados a participar de uma pesquisa e compartilhá-la com conhecidos para ganhar um voucher que dá direito a um desconto.

Ao aceitar participar da pesquisa, o usuário clica em um link com um questionário sobre frequência de visitação à rede, distância da loja mais próxima à casa do usuário, se é cliente Burger King e sobre uso de cupons de desconto.

Continua após a publicidade

As perguntas possuem esse tom mais generalista para desviar a atenção da vítima do golpe, que promete a entrega de um dos 150 cupons restantes caso o interessado continue a responder as questões.

Para ganhar o falso prêmio, a vítima é obrigada a compartilhar a pesquisa com dez amigos ou em três grupos de WhatsApp. Na próxima tela, o usuário é incitado a aceitar as condições de participação sem ter tempo de ler as regras. No fim, a última mensagem mostra que a vítima não ganhou o voucher, mas que receberá novas promoções.

Além do golpe do Burger King, um outro relacionado ao McDonald's, e com o mesmo procedimento, já era propagado. Cada vez mais esse tipo de crime se torna frequente. Além do Brasil, países como Itália, Estados Unidos, Alemanha e Espanha também sofrem com esse mesmo problema.

O diferencial desse golpe do Burger King é que os cibercriminosos acrescentaram uma linha de código que impede que buscadores indexem o conteúdo falso.

Continua após a publicidade

Prevenir é o melhor remédio

As maneiras de se prevenir e não cair em armadilhas virtuais são simples:

  • Não clique em links estranhos ou suspeitos enviados por meio de mensagens de texto, WhatsApp ou outros aplicativos de mensagens ou redes sociais.
  • Nunca forneça informações pessoais, se a fonte não é confiável.
  • Não instale aplicações de repositórios não oficiais.
  • Não compartilhe mensagens suspeitas ou que pareçam não vir de uma fonte confiável.
  • Use uma solução de segurança que bloqueie aplicações maliciosas ou sites fraudulentos.

Fonte: ESET