Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Golpe do “veja quem visitou seu perfil” aparece no WhatsApp

Por| 23 de Junho de 2016 às 16h20

Link copiado!

Golpe do “veja quem visitou seu perfil” aparece no WhatsApp
Golpe do “veja quem visitou seu perfil” aparece no WhatsApp
Tudo sobre WhatsApp

Um golpe que remete aos velhos tempos do Orkut e já enganou muita gente no Facebook começa a dar as caras no WhatsApp. A oferta é antiga e envolve a possibilidade de ver quem foram os visitantes de seu perfil no aplicativo. Tal função, entretanto, não existe e se trata de uma tentativa de roubar dinheiro do saldo de créditos das vítimas ou realizar cobranças indevidas em suas faturas de celular.

O convite para desbloqueio da falsa nova funcionalidade vem a partir de contatos conhecidos e, ao contrário da maioria das pragas virtuais, é realmente enviado por eles. Isso acontece pois o primeiro passo apresentado pelos hackers para liberação da novidade é o compartilhamento da oferta para pelo menos três amigos ou grupos no WhatsApp.

Ao seguir as orientações, o usuário é levado para telas de serviços pagos e altamente suspeitos, que oferecem desde a própria função de visualizar quem passou pelo perfil até cartões de compras em supermercados, novos emojis e outras alterações nas funcionalidades padrões do WhatsApp. Tudo em troca de um cadastro por meio do número de celular, o que permite aos criminosos roubarem créditos ou gerarem cobranças em sua linha telefônica móvel.

Continua após a publicidade

De acordo com a Kaspersky, empresa de segurança que emitiu alerta relacionado à praga, trata-se de uma operação conjunta de hackers internacionais com criminosos brasileiros. Essa conexão é cogitada devido ao fato de, enquanto as mensagens trocadas pelos usuários estarem escritas em bom português, os sites apresentados para cadastro trazem grosseiros erros de gramática e concordância, o que indica terem sido traduzidos a partir de softwares automáticos.

É importante afirmar desde já que, por mais que o WhatsApp teste e adicione o tempo todo novas funções, ainda não existe nenhuma informação sobre a possibilidade de saber quem visitou o perfil de um usuário ou visualizou sua foto. Sendo assim, qualquer tipo de mensagem prometendo este tipo de recurso deve ser encarada como falsa e uma tentativa de golpe.

Os afetados devem entrar em contato com sua operadora de telefonia para solicitar o cancelamento da cobrança indevida feita na fatura, que pode ser tanto realizada uma única vez quanto se tratar de um serviço mensal. Os usuários de planos pré-pagos, porém, estão em uma situação mais difícil e podem até solicitar a devolução dos créditos, algo que fica a critério de cada prestadora de serviços.

Além disso, claro, é importante evitar clicar em links suspeitos, mesmo que eles tenham vindo das mãos de contatos conhecidos. Os usuários também não devem instalar aplicativos a partir de fontes que não sejam as oficiais, além de manter o celular sempre atualizado e com softwares de proteção em funcionamento.

Continua após a publicidade

Fonte: Kaspersky