Publicidade

Gmail vai deixar de ter suporte para ferramentas de automatização em IFTTT

Por| 25 de Março de 2019 às 23h20

Link copiado!

Gmail vai deixar de ter suporte para ferramentas de automatização em IFTTT
Gmail vai deixar de ter suporte para ferramentas de automatização em IFTTT
Tudo sobre Google

O Gmail vai deixar de contar com ferramentas de automatização integradas ao app. A Google anunciou que o sistema de IFTTT não vai mais funcionar na plataforma a partir de 31 de março.

A sigla se refere ao termo inglês "If This Then That", que pode ser traduzido como “se isso, faça aquilo”. Em suma, significa que você pode automatizar certos processos, programar para que seu e-mail salve sozinho alguns tipos de anexos, ajustar notificações de lembretes e até integrar calendários. O problema de não ter mais esta funcionalidade é que provavelmente isso vai afetar grande parte dos apps terceiros integrados ao Gmail. A maioria usa exatamente o sistema de IFTTT para funcionar com a plataforma.

Segundo o post oficial da Google, a mudança faz parte de “esforços em andamento para garantir que seus dados sejam protegidos e privados”. Ainda, a empresa cita que a atualização faz parte dos requerimentos de mudança anunciados em outubro do ano passado. Contudo, esse problema pode ter relação com os vazamentos de informação do Google+, cujo fim passou a ser adiado algumas vezes até que a equipe da empresa resolvesse o problema.

“Embora você não tenha que fazer nada, nós alertamos para que você saiba que alguns apps terceiros podem não ter mais acesso a alguns conteúdos da sua conta Google, incluindo conteúdos do Gmail”, alertou. Isso porque parte dos apps que usam IFTTT precisam de permissão de acesso a algumas informações exatamente para saber o que você está escrevendo e fazer a ação desejada.

Continua após a publicidade

Se você é usuário de ferramentas de integração do tipo com sua conta de e-mail Google, infelizmente, não terá outra opção que não seja mudar de serviço. Contudo, a Google ainda aponta que todas as integrações internas entre apps que usam a mesma conta ainda vão permanecer. Ou seja: você vai continuar integrando o Drive, Google Assistente, Calendário e outros serviços com o Gmail, desde que sejam todos da Google.

Fonte: Google