Publicidade

Gmail ganha chats rápidos e "salas" para compartilhar arquivos e tarefas

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Abril de 2021 às 12h00

Link copiado!

Ivo/Canaltech
Ivo/Canaltech

Os serviços Google Chat e Rooms finalmente chegaram ao Gmail para todos os usuários da plataforma. Os serviços foram integrados ao cliente de e-mail da gigante no app para Android em fase experimental, mas já mostram a que vieram e tentam ocupar o espaço deixado pela saída do Hangouts nas contas gratuitas do Google.

As ferramentas adicionadas ao Gmail garantem meios mais ágeis para comunicação entre amigos e grupos de trabalho. De lá, equipes podem dar recados rápidos, expor uma lista de afazeres e compartilhar arquivos para que os demais integrantes da sala acessem quando necessário.

Assim que habilitadas, o Google apresenta cada uma das ferramentas através de guias na barra de navegação na parte inferior da tela. As adições buscam “criar novas formas” para que os usuários do Gmail se comuniquem, seja pelos chats rápidos ou pela criação de salas.

Continua após a publicidade

Na seção de arquivos, o compartilhamento pode acontecer a partir de pastas do Google Drive, computadores sincronizados, arquivos “compartilhados comigo” e acessos recentes. Por enquanto, não existem meios para navegar no armazenamento interno do celular, então, subir um arquivo para a nuvem é o meio mais eficiente para distribuir documentos.

A aba de tarefas funciona quase como um bloco de notas compartilhado. De lá, o Gmail permite registrar novas tarefas com títulos breves e basta que o usuário responsável por elas as selecione para marcar a entrada como cumprido. Quando concluídas, os compromissos são reservados na bandeja oculta da mesma guia.

Continua após a publicidade

Por fim, o chat é quase como o Hangouts era quando integrado ao Gmail. A aba permite que os participantes da sala troquem mensagens rápidas e reúne todas as interações dos usuários numa única seção — como a conclusão de tarefas, adição de novos integrantes e o registro de atividades concluídas.

O chat e as salas do Gmail podem ser habilitados direto do menu de configurações do app do Gmail. Se o acesso antecipado às novas guias ainda não estiver disponível, confira na Play Store se o aplicativo está na sua atualização mais recente.

Se for testar a ferramenta, tenha em mente que a integração está em fase experimental. Bugs e inconsistências são aguardados para esse primeiro período, então não é ideal que arquivos importantes sejam compartilhados nas salas do Gmail. Contudo, é válido conferir as novidades e avaliar se elas são interessantes para a sua rotina.