Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Gboard ganha mais retoques visuais com o estilo Material You; confira

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Agosto de 2021 às 09h21

Link copiado!

Igor Almenara/Canaltech
Igor Almenara/Canaltech

O Gboard foi um dos primeiros aplicativos de Android a receber pitadas da Material You, a nova linguagem de design do Google anunciada no I/O 2021. Primeiro, foram mudanças encontradas em código, depois, a opção “cores dinâmicas” no catálogo de temas; agora, foram descobertas alterações visuais complementares que deixam o teclado virtual ainda mais preparado para o Android 12.

Dessa vez, os achados do site 9to5Google não estão relacionados à paleta de cores dinâmica, mas aos balões que surgem a cada tecla selecionada no Gboard. Essas caixas extras, que basicamente refletem qual foi o caractere selecionado, abandonaram o formato retangular e passaram a ser arredondados.

Continua após a publicidade

Algo parecido acontece quando há mais de um caractere disponível naquela tecla, como nas opções de acentuação das vogais ou nas variações de pontuação. Nesse caso, porém, não foi o balão inteiro que ficou redondo, mas seus cantos foram aparados para melhor se adequar ao padrão visual.

Outra parte que também mudou foi o menu de configurações, aproveitando mais do tema dinâmico do que antes. A alteração é mais evidente no título da seção, que passou a aparecer em tamanho maior e sem a linha divisória para as opções da lista. O catálogo de temas também está diferente, com todas as alternativas dispostas em janelinhas com cantos arredondados.

De acordo com o 9to5Google, as mudanças foram encontradas no Gboard na versão 10.9 (ainda em beta), mas não estão aparecendo para os usuários por enquanto. Apesar disso, considerando a velocidade com que as mudanças anteriores foram implementadas, é bem provável que esses recursos não demorem para estrear nos celulares dos testadores do Android 12.

Continua após a publicidade

Vale mencionar que o Google Chrome e o Google Tradutor são também exemplos de apps que estão para receber características da Material You — mas não devem ser os únicos. Além de ser a nova cara do Android 12, linguagem de design da Gigante das Pesquisas deve dar pinceladas sobre todos os programas do seu ecossistema.

A nova versão do sistema do robozinho ainda não tem data para ser lançada, mas é fato que ela está em sua reta final da fase beta. Por enquanto, somente testadores com celulares compatíveis com o Android 12 podem conferir o sistema de forma oficial.

Fonte: 9to5Google