Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Galaxy Labs recebe controle avançado sobre recursos do celular; saiba como usar

Por| 25 de Fevereiro de 2021 às 08h40

Link copiado!

Apk Pure/Reprodução
Apk Pure/Reprodução
Tudo sobre Samsung

O Galaxy Labs recebeu uma grande expansão com recursos avançados para gerenciamento térmico. Uma atualização liberada pela Samsung dá ao usuário do app controles avançados sobre temperatura, monitoramento de bateria em um ciclo de uma semana e informações detalhadas sobre o uso de memória — tudo numa interface clara e intuitiva para usuários curiosos e especialmente útil para ficar de olho no funcionamento do celular.

Battery Tracker e Battery Guardian

A novidade para a bateria de celulares Samsung é o recurso batizado de “Battery Tracker”. A ferramenta é uma tela de monitoramento avançado de consumo energético que reúne informações dos últimos sete dias ou 24 horas de uso do aparelho, ao lado das porcentagens de cada um dos aplicativos responsáveis pelo gasto.

Continua após a publicidade

Na prática, a seção de monitoramento de bateria é extremamente semelhante ao que já existe no Android convencional, no menu de configurações. Entretanto, no caso da Samsung, o controle da companhia abre espaço para visualizações profundas para análises mais cuidadosas sobre o consumo energético.

Do menu do Galaxy Labs dá para ajustar configurações de gerenciamento de bateria com poucos cliques. O sistema permite que você estabeleça um horário de sono padrão para economia automática de energia e controle a porcentagem para acionamento racionamento de recursos e otimização do consumo do display, bem como o encerre aplicações em segundo plano.

Memory Guardian

Continua após a publicidade

Nos mesmos moldes do controle de bateria está o Memory Guardian, voltado para o controle do uso da memória de trabalho. Da mesma forma, o menu do Galaxy Labs é bem próximo ao que já existe no Android, contudo, fornece visualizações diferentes para a análise de consumo.

A segunda aba do Memory Guardian atua n finaalização de apps em segundo plano. O menu substitui soluções alternativas por um software mais próximo do ecossistema da Samsung que permite fazer a “limpeza da memória” sem que a varredura esbarre em dados essenciais para a experiência do sistema.

Thermal Guardian

Continua após a publicidade

Uma questão que tem se tornado evidente em celulares topo de linha é a temperatura alcançada em momentos de maior exigência. O incômodo com o calor é tanto que o tópico frequentemente é pautado em análises de produto — e são ressaltados especialmente nos smartphones Samsung equipados com o chipset da casa, o Exynos.

Em uma contramedida aos recorrentes questionamentos sobre dissipação de calor, a Samsung liberou o controle térmico avançado do processador, o Thermal Guardian — a cereja do bolo do Galaxy Labs. Trata-se de um aplicativo que, graças a uma profunda relação com o hardware do aparelho, dá ao usuário o controle sobre a temperatura máxima que o processador pode alcançar.

O ajuste é sutil e não passa do intervalo de dois graus — longe de ser um overclocking arriscado ou de gerar riscos ao celular. Na realidade, a ferramenta é um aprimoramento de “qualidade de vida”, que aprimora a sua experiência com o celular e estreita ainda mais a relação entre o usuário e a máquina.

Continua após a publicidade

Temperatura máxima

Assim que atinge a marca, o processador aciona o Thermal Throttling. Basicamente, ele é um mecanismo de proteção térmica do processador criada para manter o sistema funcionando e preservar a saúde do componente. Quando fica quente o bastante, o chip reduz suas frequências para minimizar as temperaturas. A ação tem efeito imediato, deixando o celular significativamente mais lento — característica mais evidente durante a execução de jogos ou na transição entre aplicativos.

Assim, se a temperatura máxima definida pelo usuário for o menor dentro do intervalo disponível, mais frequentemente o chip poderá acionar o Thermal Throttling; contudo, toda a sua performance será adaptada para o teto determinado. Se optar pelo máximo de calor, o celular terá mais espaço para impulsionar o processador: o dispositivo ficará mais quente e, possivelmente, mais rápido. Entretanto, vale lembrar que um sistema mais "frio" tende a ter usabilidade prolongada e, naturalmente, economizará bateria.

Além do controle térmico, o Thermal Guardian fornece um relatório de uso completo do processador nas últimas 24 horas. O gráfico apresenta dados como o histórico de temperaturas e porcentagem de uso do chip em cada momento do dia — ideal avaliações posteriores a um travamento ou lentidão constante.

Agora, o Galaxy Labs está ainda mais robusto. O aplicativo contém módulos que se estendem por vários componentes do celular e, mesmo que seja compatível com outras fabricantes, seu uso é recomendado somente em smartphones Samsung. Para baixar o conjunto, basta conferir os downloads disponíveis no próprio app — o site SamMobile tem um compilado de extensões à disposição para download.

Continua após a publicidade

Fonte: Android Police, SamMobile