Ferramenta edição de screenshots do Android P está disponível como app avulso

Por Eduardo Hayashi | 12 de Março de 2018 às 10h58
Tudo sobre

Google

Entre as funções que foram introduzidas pela versão prévia do Android P, uma das mais interessantes é a ferramenta de edição de capturas de tela nativa do sistema, algo que provavelmente levará um bom tempo para se tornar realidade nos aparelhos do robô verde.

Entretanto, um usuário do fórum XDA Developers informou que conseguiu extrair este novo recurso, chamado de Markup, e colocá-la em um aplicativo separado para que os usuários possam testar a novidade antes mesmo do lançamento oficial da próxima grande atualização do Android.

Antes de qualquer coisa, vale mencionar que o aplicativo em questão foi liberado de forma não-oficial, ou seja, a ferramenta não está disponível na Google Play, exigindo instalação manual. Para realizar o processo, é recomendado o backup do aparelho móvel para evitar possíveis problemas com bugs. Também vale reiterar que não nos responsabilizamos por eventuais problemas com a instalação do app.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Dito isso, o que você precisa fazer primeiro é autorizar a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas, algo que pode ser feito nas configurações do aparelho na seção de "segurança". O próximo passo é fazer o download do APK disponibilizado no XDA Developers e efetivar a instalação do aplicativo.

Para utilizar o editor basta tirar uma screenshot em seu smartphone e, na área de notificação push, selecionar a opção "compartilhar", selecionando finalmente o app "Markup". Assim que as alterações forem concluídas, basta salvar com o botão localizado no canto superior direito da tela. Confira a seguir uma pequena demonstração do recurso:

(Screenshot: XDA-Developers Forum)

Fonte: LifeHacker

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.