Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fake news sobre febre amarela no WhatsApp viram notícia internacional

Por| 09 de Março de 2018 às 18h45

Link copiado!

Fake news sobre febre amarela no WhatsApp viram notícia internacional
Fake news sobre febre amarela no WhatsApp viram notícia internacional
Tudo sobre WhatsApp

Os vídeos mentirosos que circulam todo dia nos grupos de WhatsApp no Brasil ganharam visibilidade internacional. Em reportagem especial, a revista norte-americana Wired descreve o problema da desinformação sobre a febre amarela como algo tão transmissível quanto a doença em si.

Atualmente, o aplicativo é utilizado por cerca de 120 milhões de brasileiros, sendo que, em nosso país, a população é de aproximadamente 200 milhões de residentes. Ainda, a reportagem oloca o WhatsApp como o maior proliferador de fake news sobre febre amarela.  “No começo de janeiro, uma mensagem de áudio de uma moça que dizia ser de um conhecido instituto de pesquisa começou a circular pelo WhatApp alertando que a vacina era perigosa", relata, sendo que "semanas depois, houve uma história de que uma estudante universitária havia morrido por conta da vacina”.

A reportagem ainda traz entrevista com um pesquisador da Fiocruz, Igor Sacramento, e busca alguns motivos pelos quais as notícias mentirosas se espalham tão rapidamente pelo WhatsApp. Para Sacramento, estamos passando de uma sociedade que baseia a verdade em fatos para uma sociedade que relaciona verdade com intimidade, emoção e proximidade.

A Wired ainda critica a postura do WhatsApp, cuja encriptação de ponta a ponta não permite que estudos sobre o caminho das fake news seja levado adiante.

Continua após a publicidade

Fonte: Wired