Facebook simplifica configurações para facilitar ajustes no app para celulares

Facebook simplifica configurações para facilitar ajustes no app para celulares

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 05 de Agosto de 2021 às 16h31
Solen Feyissa/Unsplash

O Facebook quer simplificar a vida do usuário da rede social em dispositivos móveis, por isso fez aprimoramentos para tornar mais limpa a área de configurações. A primeira mudança foi uma redução no número total de categorias, que agora não terão mais descrições. Algumas delas, que estavam na página inicial das configurações, agora devem ser realocadas para outros locais.

Com a redução de categorias para apenas seis, a rede reposicionará muitas delas em outros temas relacionados. As configurações do Feed de Notícias, por exemplo, que antes tinha um espaço autônomo, agora ficará dentro de Preferências, com outros ajustes similares.

O novo visual está mais simples, limpo e direto (Imagem: Reprodução/Facebook)

A ausência das descrições é a alteração visual mais notável, embora também possa ser a mais polêmica. Apesar de os títulos estarem mais específicos e descritivos, o fato é que a falta delas pode deixar novatos meio perdidos sobre o que cada opção faz.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Uma novidade de destaque é o atalho para o Privacy Checkup (Checkup de privacidade, em português) que deverá oferecer um assistente para ajudar a pessoa a ajustar configurações de segurança. Com tantas notícias sobre ameaças à privacidade do usuário nos últimos tempos, por parte do próprio Facebook, a empresa tenta mostrar preocupação com o tema para limpar sua barra.

Busca por configurações otimizada

O Facebook garante ter feito melhorias na função de pesquisa, no intuito de ajudar a localizar as opções desejadas. O algoritmo da busca deve fazer associações para entregar o resultado mesmo se a pessoa não souber o nome ou a localização exata do recurso. Assim, caso se perca sobre algum item movido, pode achá-lo mais facilmente.

Como as alterações são feitas nos servidores, o usuário não precisará atualizar o aplicativo para ver as mudanças nas configurações. Mas, como é sempre recomendado, mantenha o seu programa na última versão para evitar bugs ou falhas de segurança.

O ajuste nas configurações do aplicativo do Facebook estão sendo liberado de modo progressivo para usuários do Android, iOS, web móvel e Lite. Por aqui, ainda não apareceu nada e por aí? Comente com as suas impressões sobre a novidade.

Fonte: Facebook  

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.