Estudo: quais aplicativos mais comprometem o seu aparelho Android?

Por Redação | 05 de Junho de 2015 às 15h02

A empresa de segurança online AVG Technologies divulgou a última versão do seu relatório de desempenho para aplicativos Android. Durante os três primeiros meses do ano, a AVG analisou uma série de aplicativos para descobrir quais afetam o desempenho de dispositivos móveis em todo o mundo, sob a ótica de três variáveis: gasto de bateria, consumo de espaço de armazenamento, uso do pacote de dados.

De acordo com o resultado da pesquisa, os aplicativos de namoro e de mensagens instantâneas lideram não só as listas de mais baixados, mas também aparecem no topo do ranking dos que mais comprometem o desempenho do aparelho.

Da mesma forma que aconteceu nos anos anteriores, os apps de chat, os aplicativos de mídias sociais e de mensagens continuam sendo os que mais consomem recursos dos aparelhos Android. Facebook, BBM, Instagram, Facebook Messenger e WeChat estão entre os que mais consomem recursos dentre os apps com iniciação automática.

"Muitos de nós usamos aplicativos que facilitam nosso dia a dia, como os de meteorologia e de envio de mensagens, mas mesmo passando pouco tempo neles, o impacto que causam em nossos dispositivos pode ser bem significante", afirma Tony Anscombe, Evangelista de Segurança Sênior da AVG Technologies.

A pesquisa desse trimestre também mostrou um crescimento no tempo gasto em jogos de cartas e cassino, como os blockbusters da Arcade Games e da Zynga. Por outro lado, os usuários passaram muito menos tempo com jogos casuais, de estratégia, puzzle ou voltados para a família.

"Muitos aplicativos rodam em background e consomem bateria, espaço e dados sem que o usuário tenha consciência disso – e, em muitos casos, sem um bom motivo para tal. Se você se questiona sobre o desempenho ruim do seu smartphone, esse pode ser o motivo", explica Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG.

A empresa de segurança listou os apps em duas categorias: aqueles que exigem que o usuário os inicie e aqueles com início automático para identificar as diferenças entre eles. Confira o Top 10 de cada uma delas:

Auto inicio

  1. Facebook
  2. BBM
  3. 8 Ball Pool
  4. Instagram
  5. Messenger
  6. WeChat
  7. Facebook Pages Manager
  8. ooVoo Video Call Text & Voice
  9. KakaoTalk: Free Calls & Text
  10. Vine

Iniciados pelo usuário

  1. Spotify Music
  2. Amazon Kindle
  3. LINE: Free Calls & Messages
  4. Samsung WatchON (Video)
  5. Snapchat
  6. Netflix
  7. SoundCloud – Music & Audio
  8. Clean Master (Speed Booster)
  9. Tumblr
  10. PicsArt Photo Studio
Veja mais detalhes do relatório no infográfico da AVG:
Perfomance apps Android
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.