Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estudo mapeia principais sites e apps de influência política no Brasil

Por| 13 de Setembro de 2018 às 07h29

Link copiado!

Woo Magazine
Woo Magazine

Um dos principais aplicativos para quem quer ficar por dentro das discussões políticas do país, o Poder do Voto lançou na terça-feira (11) o Monitor Democracia 2.0, estudo sobre como as tecnologias digitais podem ser utilizadas em favor da democracia.

O Monitor atua como um mapa dos diferentes aplicativos e sites que podem ser usados para o debate político. Eles são divididos em 3 categorias pelo aplicativo: Iniciativas que ajudam a escolha de candidatos, Iniciativas que monitoram o desempenho dos políticos e Iniciativas voltadas à educação para a cidadania.

Os dados mapeados pelo estudo são obtidos através das próprias iniciativas, além da Google Play e em plataformas de inteligência de mercado. De acordo com esses dados, só no primeiro semestre deste ano mais de 7 milhões de pessoas já acessaram pelo menos uma das iniciativas mapeadas pelo app.

Até o momento, a categoria que mais tem atraído a atenção dos cidadãos é a que disponibiliza o acompanhamento das atividades de representantes políticos — modalidade que foi responsável por quase 3 milhões de visitas a sites e quase 220 mil downloads de aplicativos. Mas, de acordo com Mario Mello, CEO e fundador do Poder do Voto, as interações dos usuários com essas iniciativas são ainda maiores, já que não é possível obter dados das quantidades de downloads de aplicativos na App Store, e o Monitor não considera as interações feitas pelas redes sociais.

Continua após a publicidade

O Poder do Voto é um projeto sem fins lucrativos e filiações partidárias ou entidades do mundo político, mantido com doações apenas de pessoas físicas e cujos dados não podem ser vendidos ou cedidos a qualquer candidato, partido político ou instituto de pesquisa. O aplicativo Poder do Voto, que contém o Monitor Democracia 2.0, pode ser baixado gratuitamente tanto na Play Store quanto na App Store.