Estudante do Ensino Médio de SC cria app que ajuda no aprendizado

Por Redação | 09 de Agosto de 2017 às 17h58

Uma estudante do 3º ano do Ensino Médio de Florianópolis criou um aplicativo para ajudar no aprendizado dos seus colegas. Chamada de Geni, a invenção de Ana Luiza Mees, de 17 anos, é um quiz interativo que une o conceito de games à educação.

O app está disponível na rede pública de Palhoça (região metropolitana de Florianópolis) gratuitamente. Aos poucos, ele será expandido para outras cidades.

"Eu percebi que muita gente não utiliza a tecnologia para estudar e quis aproveitar essa ferramenta para ampliar o conhecimento passado em sala de aula", diz a aluna e inventora.

As perguntas que constam no Geni são criadas pelos professores das disciplinas. O app monta um ranking dos que mais pontuam e permite o acompanhamento do desempenho dos colegas. Os mais bem pontuados ganham premiações a cada meta alcançada.

Para os professores, o app serve para medir as dificuldades pela turma e promover o estudo por meio de uma competição saudável. O Geni tem controle de tempo disponível, o que ajuda muito na preparação para o ENEM, por exemplo, prova que o aluno deve ter domínio dos minutos gastos em cada questão.

A criação de Ana Luiza já foi apresentada para diretores e responsáveis pela TI das escolas municipais de Palhoça, cidade que desenvolve projetos de inclusão tecnológica.

A Secretaria de Educação do município diz que a proibição de uso de celulares e tablets nas salas não é um empecilho para o Geni. O app, na visão do órgão, é um incremento ao estudo.

O Geni está disponível para iOS e Android.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.