Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Esta ferramenta facilita uso do WhatsApp Business por meio de API

Por Redação | 12 de Abril de 2019 às 10h43

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
Esta ferramenta facilita uso do WhatsApp Business por meio de API
Esta ferramenta facilita uso do WhatsApp Business por meio de API

Em agosto do ano passado, o WhatsApp Business ganhou uma novidade importante: uma API para que empresas automatizem o contato com os clientes por meio do mensageiro. A API permite que as empresas respondam mensagens de seus clientes gratuitamente dentro de até 24 horas, além de ajudá-las a administrar pedidos realizados pelos clientes. Dessa maneira, as companhias fornecem um suporte profissional pelo mensageiro — e a empresa de softwareMessengerPeople oferece uma solução para o melhor uso do recurso.

“O WhatsApp é uma maneira simples, confiável e privada de conversar com qualquer pessoa no mundo. As empresas que oferecem atendimento ao cliente via WhatsApp têm uma clara vantagem sobre a concorrência — e são recompensadas com maior fidelidade do cliente”, diz Matthias Mehner, diretor de marketing da MessengerPeople.

De acordo com a empresa de software, os clientes apreciam especificamente a opção de se comunicar com empresas em tempo real, além dos tempos de espera reduzidos e do fato de que eles não estão mais limitados a certos horários para fazer o contato. Para Mehner, "a solução oferece um grande potencial para as empresas atraírem novos clientes e melhorarem seu relacionamento com os clientes atuais; graças às oportunidades fáceis de automação para a comunicação com os clientes por aplicativos de mensagens, as empresas economizam tempo e recursos valiosos".

Grandes empresas, como BMW e Uber, foram as primeiras companhias situadas na Alemanha a usar a API do WhatsApp Business, por sinal. "Os aplicativos de mensagens são a principal forma de comunicação de hoje. Nosso WhatsApp Automotive Workshop Service, usado para informar clientes sobre o status da manutenção de seus veículos, já é extremamente bem-sucedido. As possibilidades de automação tornaram nosso atendimento ao cliente muito mais eficiente", conta Albert Rösch, que presta serviços para a BMW AG em Munique. Ele ressalta ainda que "com os recursos da solução, estamos elevando nosso suporte ao cliente para um novo nível, e graças à MessengerPeople a integração foi rápida e simples".

WhatsApp Business Solution

O WhatsApp Business Solution da MessengerPeople pode ser integrado ao sistema CRM da empresa contratante como um canal de comunicação direto com o cliente. Os recursos da solução foram projetados especificamente para oferecer suporte ao serviço via WhatsApp, com foco em fornecer valor concreto aos clientes, garantindo a privacidade dos dados e protegendo-os contra spam.

A ferramenta oferece vantagens como:

  • Clique para conversar: Botão para websites e páginas do Facebook para que os clientes possam usar o WhatsApp como um canal direto de contato com a empresa, tudo com apenas um clique. Segundo um estudo da alemã YouGov com a MessengerPeople, os consumidores hoje em dia preferem entrar em contato com uma empresa usando o WhatsApp em vez de fazer o contato via site ou redes sociais.
  • Janela de 24 horas: Quando um cliente usa o WhatsApp para fazer contato com a empresa, ela tem até 24 horas para respondê-lo gratuitamente. Além de economizar com o serviço de atendimento, o recurso incentiva o imediatismo para aumentar ainda mais a satisfação do consumidor.
  • Notificações: As empresas podem enviar notificações para os clientes por meio do WhatsApp, sempre com o consentimento do consumidor, claro. "Aqui, estamos falando de atualizações como alterações de horários de voos, lembretes de compromissos, confirmações de reservas e pagamentos, ou informações sobre a entrega dos produtos", explica Mehner. Para essas notificações, as empresas precisam usar modelos prontos de mensagens, que o WhatsApp verifica para garantir que seus conteúdos estejam dentro das regulamentações e, assim, evitar o spam.
  • Escalabilidade: Os modelos de mensagens fazem com que a comunicação com o cliente seja escalável. A API do WhatsApp Business permite facilmente que as empresas enviem mensagens padronizadas, como mensagens de boas-vindas, autenticação de dois fatores, confirmações, informações de entrega, etc.
  • Solução de problemas: Entre os modelos de mensagens disponíveis, há um especificamente projetado para verificar se o problema do cliente foi resolvido, ou se o cliente ainda precisa de mais assistência por parte da empresa. Isso faz com que a empresa identifique problemas no atendimento e possa resolvê-los com rapidez, garantindo a qualidade na relação com o consumidor.

Vale dizer que, no momento, a solução não suporta o envio de notícias pelo WhatsApp, nem notificações de ofertas, focando-se no gerenciamento do atendimento ao cliente.

Quanto custa?

Para os clientes das empresas, o contato via WhatsApp é sempre gratuito. Para as empresas, é preciso contratar uma solução como a da MessengerPeople para que a API seja administrada da melhor maneira, com o envio de respostas no atendimento ao cliente sendo gratuito dentro das primeiras 24 horas. Depois disso, entra a cobrança, e a empresa também paga para enviar notificações.

Como o custo por notificação é elaborado por país, a MessengerPeople criou um infográfico mostrando os diferentes custos em diferentes países, com os valores em dólares americanos:

A solução pode ser testada gratuitamente por 14 dias, e mais informações estão disponíveis no site da MessengerPeople.