Erro no app Google irrita usuários com travas constantes; saiba como resolver

Erro no app Google irrita usuários com travas constantes; saiba como resolver

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Junho de 2021 às 10h26
(Imagem: Reprodução/Solen Feyissa/Unsplash)

Um bug bastante grave foi descoberto no aplicativo do Google que o torna completamente inutilizável e ainda fica enviando avisos insistentes ao usuário sobre a falha. Esse erro ocorre apenas em alguns dispositivos Android, mas tem feito centenas de vítimas em todo o mundo.

A temida mensagem “O Google parou, fechar app?” tem sido relatada em várias plataformas e não para de ser mostrada: sempre que o usuário fecha, ela surge novamente poucos segundos depois. Além de irritante, o fato impede o uso adequado do dispositivo, já que se torna inviável ter que parar as atividades toda hora para ficar fechando o pop-up.

(Imagem: Reprodução/Reddit)

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Há relatos de que a falha impeça o funcionamento do Google Assistente, do Gmail, da Pesquisa, do Google Lens e de outros serviços da companhia, já que todos rodam com base no serviço. Outros usuários também notaram um consumo muito maior de bateria, provavelmente em razão da execução contínua do programa.

Não está claro o que causa o erro e nem porque só ocorre determinados aparelhos, já que a companhia ainda não se manifestou oficialmente. O fato foi divulgado pela primeira vez no Reddit e teria ocorrido em um aparelho Xiaomi Mi 9T, mas também afeta pessoas com dispositivos da Samsung, Motorola e da linha Pixel. No Twitter, são vários os relatos de pessoas sofrendo com o problema, que parece ter começado ontem à noite

Como solucionar?

Pelo que tudo indica, não se trata de algo relacionado a uma versão específica do app, já que outras pessoas também passaram pelo problema mesmo com o software mais antigo. Em alguns casos, desinstalar a última atualização do app pode funcionar, mas essa alternativa parece não resolver o problema de todo mundo.

O Google recomenda limpar o cachê do app e fazer um soft reset para corrigir, porém ambas soluções também não consertaram a mensagem de erro para todos. Para realizar o procedimento, pressione e segure o botão “Power” e “volume para baixo” simultaneamente por cerca de 10 segundos até que o dispositivo seja desligado — esse procedimento pode variar dependendo da marca e do modelo do seu Android.

Algumas pessoas dizem ter conseguido solucionar a falha ao retornar para uma versão antiga do app e reinstalar a última atualização liberada. Pode ser que a falha fosse um problema de software que já foi corrigido pelo Google, razão pela qual a instalação do update mais recente pode resolver.

Como ainda não há uma solução definitiva, se você enfrentar esse problema, deve tentar executar todas as alternativas anteriores para ver se alguma dá certo. Quem não passou por dificuldades, para evitar a falha, deve esperar mais dois ou três dias antes de atualizar seu app do Google. Assim, você garante a instalação de uma versão sem bugs e possivelmente livre desta irritante falha.

Teve problemas com a última atualização do Google? Deixe seu relato nos comentários e diga se conseguiu resolver a falha.

Fonte: Reddit

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.