Enfim, versão reformulada do Snapchat chega aos smartphones Android

Por Rafael Arbulu | 09 de Abril de 2019 às 20h10
Snapchat
Tudo sobre

Snapchat

Saiba tudo sobre Snapchat

Ver mais

Os aparelhos equipados com Android estão recebendo uma versão reformulada do aplicativo Snapchat, também conhecido como “aquele que inventou esse tal de Stories”. Essa era uma promessa feita pelo CEO da empresa, Evan Spiegel, em meados de 2017, mas que apenas agora veio a ser cumprida.

Segundo membros do time de desenvolvimento do aplicativo, o lançamento, que vem sendo disponibilizado de forma gradual, é um completo redesenho, “do zero”. Gustavo Moura, diretor de engenharia, disse: “Os dispositivos Android não se comportam da mesma maneira, certo? É muito fácil para nós construir um app de Android para flagships como o Pixel 3. É mais desafiante, porém, quando você tem que capturar todo o ecossistema, especialmente quando a câmera trabalha de forma diferente, dependendo do fabricante”.

A grosso modo, Moura disse que o desafio era fazer com que a experiência de uso fosse a mesma tanto em celulares de entrada como em modelos hi-end. As falhas anteriores, segundo a equipe, remetiam ao fato de que o Snapchat sempre tentava executar diversos códigos simultaneamente, em segundo plano, o que gerava gargalos de desempenho e diversos erros se tornavam aparentes.

Visualmente falando, não há muitas mudanças no aplicativo. O vice-presidente de produto do Snapchat, Jacob Andreou, disse que coisas como a iconografia, o layout e os comandos principais não estavam no radar dessa atualização, que era mais focada em desempenho: “Nosso maior objetivo era o de que as pessoas não percebessem logo de cara que o app mudou completamente, apenas notando que ele está bem mais rápido”, ele disse.

A Snap, empresa dona do aplicativo, também ampliou o volume de dispositivos elegíveis para o programa de consumidores beta (o Snapchat também conta com essa possibilidade, similar ao WhatsApp), englobando mais smartphones a fim de assegurar que futuras atualizações sejam disponibilizadas sem problemas majoritários.

Fonte: Android Authority

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.