Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

DuckDuckGo lança solução para corrigir recurso de segurança que falta no Android

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Novembro de 2021 às 18h36

Link copiado!

DuckDuckGo lança solução para corrigir recurso de segurança que falta no Android
DuckDuckGo lança solução para corrigir recurso de segurança que falta no Android

O navegador DuckDuckGo anunciou a chegada de um recurso para impedir que aplicativos de terceiros rastreiem a atividade do usuário na internet. O programa, conhecido por ter foco na privacidade do usuário, trouxe essa novidade para levar ao Android uma função semelhante ao App Tracking Transparency (ATT) da Apple. Até o nome é inspirado na funcionalidade, introduzida pela Maçã no iOS 14.5: App Tracking Protection (ATP).

Na prática, o que o ATP faz é impedir que os rastreadores incorporados em vários aplicativos do Android de monitorem suas ações na web. Hoje, muitos softwares pagos ou gratuitos usam desse recurso para coletar dados sobre os usuários e repassá-los a serviços de marketing digital.

Continua após a publicidade

Provavelmente você já deve ter pesquisado sobre algo no app Mercado Livre, por exemplo, e depois se deparou com várias propagandas dos produtos visualizados em sites e redes sociais acessados. Isso ocorre porque a maioria dos aplicativos tem rastreadores para monitorar onde você clicou, a sua localização e dispositivo, se colocou algum produto no carrinho, quais páginas foram abertas e fechadas rapidamente, entre outras informações.

Como funciona o recurso do DuckDuckGo?

Sempre que um app tentar enviar seus dados coletados, o sistema do navegador bloqueará a atividade e exibirá os tipos de rastreadores bloqueados em tempo real, além dos dados de todas as tentativas realizadas nos últimos sete dias. Esse monitoramento possibilita ao usuário ver quais apps fazem uso dessa "invasão" para ajudar na tomada de decisão se deve ou não continuar a usá-lo.

Por enquanto, ainda há limitações para o recurso: ele não bloqueará os apps que dependem do rastreamento para funcionar corretamente, como alguns jogos, serviços de streaming e similares. Por um lado, isso é uma ótima notícia porque você não terá problemas em rodar suas aplicações favoritas, mas por outro pode deixar quem se preocupa mais com sua privacidade mais desconfiado.

Continua após a publicidade

O serviço trabalhará com uma listagem de rastreadores do banco de dados da companhia, portanto algumas atividades online recentes podem não estar incluídas. Os desenvolvedores pretendem identificar cada vez mais rastreadores e adicioná-los periodicamente para manter essa lista sempre atualizada.

Ainda não há previsão de quando a novidade será disponibilizada de modo definitivo para todos. O fato é que esta é uma adição muito bem-vinda para suprir, ao menos parcialmente, a falta de um recurso igual no Android, mesmo que a nova versão traga consigo várias melhorias nos controles de privacidade dos usuários.

Fonte: DuckDuckGo