Dica de app: vai viajar? Economize na hospedagem com o Airbnb

Você provavelmente já deve ter ouvido o nome Airbnb por aí. Aliás, o serviço fechou um contrato para ser uma das hospedagens oficiais das Olimpíadas de 2016, que acontecerão no Rio de Janeiro. Mas será que você realmente conhece o Airbnb?

Fundado em 2008 por um trio de universitários, a plataforma é baseada em um conceito muito simples: se você tem um quarto livre na sua casa, e pessoas vão à sua cidade, por que não alugar esse cômodo por um preço acessível? Dessa forma, você ganha o preço de uma diária e o turista paga menos do que se fosse se hospedar em um hotel.

Hoje, a empresa é uma das startups mais inovadoras do mundo, avaliada em US$ 20 bilhões e disponível em mais de 190 países, incluindo Cuba, caso você queira visitar La Havana e dar um alô a Fidel Castro.

Funciona assim: ao instalar o app, você deve criar uma conta, o que pode ser feito rapidamente através do Facebook ou Google+, e já está pronto para explorar o mundo. A tela inicial exibe os destinos mais populares, como Nova Iorque, Paris ou Buenos Aires. Ao clicar em uma cidade, você tem acesso à lista geral de locais disponíveis para alugar, que além de uma foto e alguns dados básicos, informa o preço da diária.

Dica de App Airbnb

Existem acomodações de todo o tipo, como um quarto individual ou compartilhado, ou ainda a casa inteira para quando você for viajar em grupo. É possível filtrar a lista com os parâmetros de sua preferência, e são vários: local acessível para cadeira de rodas, aquecimento central, piscina, TV, Wi-Fi, cozinha, entre outros.

Ao clicar em um estabelecimento, o app te mostra mais fotos do local, as avaliações e comentários dos hóspedes anteriores. Além disso, você visualiza a localização em um mapa, uma descrição pelo dono e uma tabela completa com todas as informações necessárias para hospedagem. Para proporcionar maior segurança tanto aos hóspedes quanto aos anunciantes, o Airbnb conta com um sistema de avaliação de duas vias, no qual ambos dão uma nota e escrevem comentários sobre a estadia. Também existem outras formas de verificação, como número de telefone, Facebook e identificação offline.

Dica de App Airbnb

O processo para fazer uma reserva também não apresenta dificuldades. Após selecionar o local, basta tocar no botão "Pedir para Reservar", na parte inferior do anúncio. Em seguida, você deve escolher as datas de chegada e saída, além do número de hóspedes e um breve texto sobre sua viagem (motivo, quem vai com você). Após informar o meio de pagamento (cartão de crédito), o anfitrião terá 24 horas para aceitar o seu pedido de reserva, e só então uma cobrança será efetuada. O Airbnb cobra uma taxa que varia de 6 a 12% do valor final da hospedagem, que poderá ser visto tocando no preço.

Mas qual a vantagem de optar pelo Airbnb em vez de um hotel? Primeiro, obviamente, é o preço. O Airbnb, em geral, sai significativamente mais barato do que um quarto de hotel. Em média, você pode economizar 49,5% ao alugar um quarto individual ou 21,2% quando escolher um apartamento inteiro no Airbnb, quando comparado a um hotel.

Em segundo lugar há o “aconchego” de se ficar em uma casa, um ambiente que pode ser bem mais agradável do que uma sala fechada em um hotel - a não ser que esteja hospedado em um 5 estrelas. Além disso, muitos anfitriões oferecem uma experiência mais pessoal da cidade onde você for ficar, como bons locais para aproveitar a vida cultural, restaurantes, bares e boates, sem que você precise recorrer a guias turísticos.

Além de economizar viajando o mundo, você pode listar seu local para hospedagem e ganhar dinheiro com aquele quarto vago. Os anúncios podem ser incluídos rapidamente, tanto pelo aplicativo quanto pelo site: é só colocar as informações necessárias, como tipo de hospedagem, capacidade, preços, disponibilidade e fotos. E quanto mais pessoas usarem seu local e te avaliarem positivamente, mais bem visto você fica na rede.

Além do aplicativo para Android (Play Store) e iOS (App Store), o Airbnb possui uma plataforma web, através do seu site oficial.

qr code

Código QR para Android.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.