Dica de app: transfira arquivos ilimitados entre seus dispositivos com o Infinit

Por Redação

Atualmente, precisamos transferir arquivos constantemente entre diversos dispositivos - do smartphone para o computador, do computador para o tablet e do tablet Android para o iPhone, o que nem sempre é uma tarefa das mais simples.

Em algumas situações, basta usar o Bluetooth, como ao enviar de um Android para outro Android ou Windows Phone. No entanto, se você quiser transferir uma foto, vídeo ou arquivo PDF entre esses sistemas e o iOS, a coisa começa a complicar.

A opção mais rápida é utilizar serviços de armazenamento na nuvem como p Dropbox, Google Drive e OneDrive. Para algumas fotos e vídeos e arquivos pequenos, essa é a solução ideal. O problema é que o espaço de armazenamento deles é limitado e os dados são enviados a um servidor central (a "nuvem"), para só depois estarem disponíveis para os demais dispositivos, o que dificulta bastante a transferência de arquivos grandes.

Assista Agora: Descubra o jeito certo de criar verdadeiros times de alta-performance e ter a empresa inteira focada em uma única direção.

Infinit - Compartilhar link

Com o Infinit as coisas são diferentes e o app permite fazer transferências sem limite de tamanho e de forma muito mais rápida do que os serviços de armazenamento na nuvem convencionais, além de ser completamente gratuito.

Seu funcionamento é bem simples, pois os arquivos são tratados como mensagens. Você escolhe os arquivos que deseja enviar, seleciona os destinatários e envia.

Infinit - Selecionar arquivos

Infinit -  Enviar

Infinit -  Enviar

O recipiente receberá uma notificação avisando que você está enviando um arquivo. E claro, é possível enviar a si próprio para outros dispositivos. Assim, fica fácil passar para o PC um vídeo em HD com a filmagem de um evento importante, por exemplo.

A tela inicial do app mostra uma linha do tempo com todos os arquivos recebidos e enviados. Ao clicar em um dos itens, você tem uma pré-visualização dele, bastando deslizar para um dos lados para dispensá-lo.

Para enviar arquivos, basta clicar no botão vermelho em destaque no centro, selecionar os arquivos - no iOS só é possível selecionar fotos e vídeos e dentro de alguns apps você tem acesso ao Infinit pelo botão de Compartilhar, como é o caso do Adobe Reader para PDFs. Em seguida, escolha o destinatário e clique em "Enviar".

Infinit - Outros apps

Infinit - Outros apps 2

Infinit - Outros apps 2

Feito isso, o destinatário - seja um outro usuário, seja outro dispositivo seu - receberá uma notificação para aceitar a transferência e pronto.

A transferência se inicia automaticamente se os destinatários utilizarem o app, mas também é possível enviar arquivos para quem não é usuário - nesse caso o app gera um link que pode ser passado para qualquer pessoa e os arquivos são transferidos para a nuvem para que possa ser feito o download em outro lugar.

Infinit - Compartilhar link

É importante destacar que o ideal é que os dispositivos estejam na mesma rede Wi-Fi, já que o app utiliza um sistema de conexão direta. Desta maneira, os arquivos não vão para um servidor central, reduzindo significativamente o tempo de transferência.

Mas, claro, se o dispositivo de destino não estiver na mesma rede Wi-Fi, o Infinit ainda vai funcionar, mas o tempo de transferência será maior, dependendo do tamanho do arquivo e da conexão com a internet nos dois lados.

O Infinit está disponível gratuitamente para Android (Play Store), iOS (App Store), Windows (PC) e Mac OS X (links para download no site).

qr code

Código QR para Android

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.