Dica de app: transfira arquivos ilimitados entre seus dispositivos com o Infinit

Por Redação

Atualmente, precisamos transferir arquivos constantemente entre diversos dispositivos - do smartphone para o computador, do computador para o tablet e do tablet Android para o iPhone, o que nem sempre é uma tarefa das mais simples.

Em algumas situações, basta usar o Bluetooth, como ao enviar de um Android para outro Android ou Windows Phone. No entanto, se você quiser transferir uma foto, vídeo ou arquivo PDF entre esses sistemas e o iOS, a coisa começa a complicar.

A opção mais rápida é utilizar serviços de armazenamento na nuvem como p Dropbox, Google Drive e OneDrive. Para algumas fotos e vídeos e arquivos pequenos, essa é a solução ideal. O problema é que o espaço de armazenamento deles é limitado e os dados são enviados a um servidor central (a "nuvem"), para só depois estarem disponíveis para os demais dispositivos, o que dificulta bastante a transferência de arquivos grandes.

Infinit - Compartilhar link

Com o Infinit as coisas são diferentes e o app permite fazer transferências sem limite de tamanho e de forma muito mais rápida do que os serviços de armazenamento na nuvem convencionais, além de ser completamente gratuito.

Seu funcionamento é bem simples, pois os arquivos são tratados como mensagens. Você escolhe os arquivos que deseja enviar, seleciona os destinatários e envia.

Infinit - Selecionar arquivos

Infinit -  Enviar

Infinit -  Enviar

O recipiente receberá uma notificação avisando que você está enviando um arquivo. E claro, é possível enviar a si próprio para outros dispositivos. Assim, fica fácil passar para o PC um vídeo em HD com a filmagem de um evento importante, por exemplo.

A tela inicial do app mostra uma linha do tempo com todos os arquivos recebidos e enviados. Ao clicar em um dos itens, você tem uma pré-visualização dele, bastando deslizar para um dos lados para dispensá-lo.

Para enviar arquivos, basta clicar no botão vermelho em destaque no centro, selecionar os arquivos - no iOS só é possível selecionar fotos e vídeos e dentro de alguns apps você tem acesso ao Infinit pelo botão de Compartilhar, como é o caso do Adobe Reader para PDFs. Em seguida, escolha o destinatário e clique em "Enviar".

Infinit - Outros apps

Infinit - Outros apps 2

Infinit - Outros apps 2

Feito isso, o destinatário - seja um outro usuário, seja outro dispositivo seu - receberá uma notificação para aceitar a transferência e pronto.

A transferência se inicia automaticamente se os destinatários utilizarem o app, mas também é possível enviar arquivos para quem não é usuário - nesse caso o app gera um link que pode ser passado para qualquer pessoa e os arquivos são transferidos para a nuvem para que possa ser feito o download em outro lugar.

Infinit - Compartilhar link

É importante destacar que o ideal é que os dispositivos estejam na mesma rede Wi-Fi, já que o app utiliza um sistema de conexão direta. Desta maneira, os arquivos não vão para um servidor central, reduzindo significativamente o tempo de transferência.

Mas, claro, se o dispositivo de destino não estiver na mesma rede Wi-Fi, o Infinit ainda vai funcionar, mas o tempo de transferência será maior, dependendo do tamanho do arquivo e da conexão com a internet nos dois lados.

O Infinit está disponível gratuitamente para Android (Play Store), iOS (App Store), Windows (PC) e Mac OS X (links para download no site).

qr code

Código QR para Android

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.