Dica de app: teste o Arrow, o novo launcher da Microsoft para Android

Por Redação

Após tomar uma surra do Google e da Apple em seu sistema operacional para dispositivos móveis, a Microsoft não desistiu da briga e mudou um pouco de estratégia. Ainda pensando em manter uma presença no cada vez mais importante mercado mobile, a companhia, de maneira muito inteligente, trabalha criando diversos aplicativos tanto para Android quanto para iOS.

O resultado disso são os excelentes Outlook, OneNote e, claro, o Office, que colocam a produtividade dos usuários literalmente nas nuvens.

Além desses apps mais conhecidos, a Microsoft também trabalha em diversos outros apps e a mais nova criação a sair da Garagem, um estúdio experimental que desenvolve novas ideias e software em geral, é o Arrow, um launcher que substitui a tela inicial do Android.

O Arrow possui um visual simples, sem muita firula, e tenta organizar a maneira como você utiliza o Android, mas sem interferir muito. A tela inicial é composta por três painéis, com o principal sendo o do meio, que exibe alguns os apps mais recentes e frequentes. É possível remover apps da lista, mas o espaço será preenchido por uma escolha do sistema, ou seja, não há como personalizar essa tela.

Arrow Launcher Tela inicial

Arrow Launcher Contatos

Arrow Launcher Contatos

A tela da esquerda se chama Pessoas (People) e exibe uma lista dos seus contatos, também dividida em recentes e frequentes. Caso queira ver todos os contatos, basta tocar no ícone com três pontinhos no topo da tela - um ícone que não tem muito a ver com a funcionalidade. Caso queira discar manualmente um número, também existe um ícone para tal no topo direito.

A última tela, da direita, deixa o app bem interessante e é um painel dedicado a lembretes. Dividido em duas seções exibindo os lembretes em aberto e os concluídos, ele elimina a necessidade de se utilizar um terceiro aplicativos para lembretes rápidos. Para adicionar um, basta digitar no campo de texto. Toque e segure em um lembrete para adicionar um alerta.

Arrow Launcher Lembretes

Claro que a funcionalidade não substitui um Wunderlist ou Google Keep, mas quebra um galho. No entanto, tendo em vista que a Microsoft comprou recentemente a empresa por trás do Wunderlist, podemos esperar uma integração dos serviços como já acontece com o Sunrise. Outra boa funcionalidade seria a possibilidade de salvar o conteúdo no OneNote.

A parte inferior da tela possui um tradicional 'docker' com 4 aplicativos e mais um ícone no meio para exibir todos os apps instalados. Ao deslizar o dedo para cima, esse docker se expande exibindo mais uma linha de 5 ícones que pode ser personalizada e assim você tem acesso rápido aos seus apps favoritos. Para personalizá-la, basta abrir a lista com todos os apps, tocar, segurar e arrastar o ícone desejado, levando-o para a parte inferior da tela.

Arrow Launcher Bandeja

Tocar no ícone de Todos os Aplicativos abre uma lista com tudo o que está instalado no dispositivo, dividido em uma lista corrida por ordem alfabética e separada por letras, além de uma barra de pesquisa no topo.

O Arrow ainda está em fase de testes fechada, ou seja, não é um aplicativo pronto para ser utilizado pelo público em geral. O principal ponto a ser levado em consideração é o fato de que nem tudo pode funcionar direito - apesar termos testado o launcher e não termos enfrentado nenhum problema.

O visual é bem limpo e a interface é bastante funcional. Claro que, vindo da Microsoft, devemos esperar algo a mais. Então, caso o aplicativo se torne um produto final, seria ótimo ver uma integração com os serviços da empresa, como o OneNote, OneDrive e Wunderlist, além do app Outlook para gerenciar e-mails.

Para fazer o download e experimentar o aplicativo você tem duas opções. A primeira é se inscrever no programa de testes na comunidade do Google+ e a segunda é fazer o download do APK manualmente, instalando o app por conta própria.

Para participar da comunidade no Google+, clique no link abaixo e solicite para entrar no grupo. Após seu pedido ser aceito, você poderá fazer o download do app.

Acessar a comunidade do Google+.

Faça o download do APK de forma independente.

qr code

Código QR para o download direto

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.