Dica de app: otimize suas fotos e economize espaço com o Gallery Doctor

Por Muni Perez

Com a facilidade de se apertar um botão virtual quantas vezes quiser para capturar imagens, acabamos por tirar muito mais fotos do que precisamos no dia a dia. Tendo-se espaço de armazenamento de sobra, o único inconveniente é que você vai ter várias imagens, e pode ficar difícil de encontrar o que deseja. No entanto, quando a capacidade interna é limitada, é necessário sacrificar algumas fotografias para liberar espaço. Claro que a decisão nem sempre é fácil e você quer guardar os melhores momentos.

É aí que entra o Gallery Doctor, um aplicativo que utiliza algoritmos para otimizar sua galeria de imagens, selecionando as melhores fotos. Seu funcionamento é extremamente simples e basta poucos toques na tela. Ao abrir o app, ele já escaneia suas fotos e exibe um resumo do que foi detectado. São três tipos: fotos repetidas, fotos "ruins" e aquelas que precisam de necessitam de um review.

As fotos repetidas são exibidas em uma lista e o aplicativo seleciona a melhor em cada grupo para que você mantenha apenas a foto ideal. Inicialmente, todas elas estarão selecionadas para serem excluídas e você deve tocar no ícone da lixeira em cada imagem que deseja manter. Feita a filtragem, basta apertar o botão de lixo no topo ou no rodapé, e o app ainda te mostra quanto de espaço foi economizado.

Gallery Doctor

Gallery Doctor

Gallery Doctor

As imagens "ruins" são detectadas através da análise de alguns parâmetros de qualidade, como iluminação, cores, sombras, tremidas e borrões, ou ainda aquelas figuras que não fazem muito sentido, como uma foto tirada acidentalmente quando seu smartphone está no bolso. O app detecta com bastante precisão o que é cada imagem.

Uma última seção marca fotos que precisam de "review", aquelas que os algoritmos não conseguem determinar com exatidão se são boas ou ruins e necessitam de uma ajuda manual. O bacana é que a interface lembra o Tinder, e basta você deslizar para direita ou esquerda para descartar ou manter as imagens.

Gallery Doctor

Gallery Doctor

Gallery Doctor

Quanto mais utiliza-lo, mais inteligente o app fica e com o tempo ele acaba aprendendo os seus gostos e oferecendo sugestões mais precisas. Além do Gallery Doctor, a startup responsável pela ferramenta é a mesma do MyRoll, que analisa fotos para determinar as melhores imagens - ou seja, um é para as ruins e outro para as boas. Um fato interessante é que o MyRoll teve quase 1 milhão de downloads, e os algoritmos da empresa, que analisaram cerca de 35 milhões de imagens, detectaram que os brasileiros são os que tiram as piores fotos, baseando-se nos critérios técnicos acima.

O Gallery Doctor está disponível para Android (Play Store) e iOS (App Store), sendo que a versão para o sistema do Google pode ser instalada gratuitamente, enquanto que a para iOS custa US$ 3 (cerca de R$ 11,00).

qr code

Código QR para Android