Dica de app: identifique chamadas com o Truecaller

Por Redação

O Truecaller é um aplicativo de identificação de chamadas e buscas que conta com um banco de dados de números de telefone do mundo inteiro. O Truecaller é está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

Nos smartphones, o aplicativo do Truecaller oferece uma série de recursos que visam facilitar a identificação de chamadas de números que nem precisam estar na sua agenda. Como conta com um banco de dados do mundo inteiro, o app consegue identificar facilmente chamadas indesejadas de telemarketings e pode até ser usado para fornecer informações sobre os contatos para quem você vai ligar.

Além dos aplicativos para mobile, sua busca de números de telefone também pode ser acessada no site oficial, mas de maneira bem mais limitada.

Para começar a usar o Truecaller, basta baixá-lo de uma das lojas de aplicativos que o disponibilizam (App Store, Play Store ou Windows Phone Store). No início, o Truecaller pede seu número de telefone e faz uma ligação para verificá-lo. Em seguida, basta digitar seu nome e sobrenome.

Encontre informações sobre contatos e bloqueie ligações indesejadas

Na página de busca, o Truecaller oferece uma lista com os contatos mais recentes da sua agenda telefônica e um campo para buscar contatos pelo nome ou número de telefone.

Ao buscar um nome, o serviço vai mostrar as opções que encontrou entre os seus contatos e, caso não encontre, partirá para os usuários do Truecaller. É possível clicar neles e obter suas informações dependendo da opção de privacidade que tenham feito. Se o aplicativo não achar ninguém entre seus usuários, vai oferecer a opção de procurar pelo nome no Google, o que é bem pouco útil.

Truecaller

Como a busca por nome é limitada aos usuários do Truecaller para ser mais efetiva, o recurso mais útil do serviço é poder buscar pelo número de telefone. Nesses casos, ao digitar um número, o Truecaller mostra quem é o usuário da linha, informações como localização e redes sociais e o histórico de ligações para o seu aparelho. É possível buscar qualquer número do país ou do mundo todo.

Truecaller 02

Além de identificar chamadas desconhecidas de qualquer número (este recurso vem ativado por padrão), o aplicativo também pode ser configurado para bloquear ligações indesejadas, como números de telemarketing salvos no banco de dados do Truecaller, bastando selecionar a opção "Top Spammers" no menu "Bloquear"; ou evitar ligações de números ocultos, selecionando esta opção também no menu "Bloquear".

Tocando no botão "+" no canto inferior direito da tela bloquear, é possível adicionar números específicos à lista de bloqueio. Os usuários podem selecioná-los do histórico de chamadas, da agenda telefônica, de mensagens de textos ou adicioná-los manualmente.

Compartilhe suas informações

A partir do momento que um usuário faz cadastro no Truecaller, ele ganha um perfil no aplicativo. Nele, é possível adicionar perfis no Google+ e no Facebook, endereço e site. Apesar disso, é possível impedir que pessoas tenham acesso às suas informações sem autorização, bastando acessar o menu "Eu", clicar em "Configurações", depois em "Privacidade" e selecionar uma das opções em "Permitir".

Truecaller 03

Um recurso interessante é que, nos aparelhos Android com NFC, ativando o Android Beam, que possibilita o compartilhamento de dados por NFC com outros dispositivos compatíveis, é possível compartilhar seu cartão de visitas ao aproximar seu smartphone de outro aparelho.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.