Dica de app: dê um toque profissional às fotos e crie filtros com o Polarr

Por Muni Perez

Polarr é um poderoso editor de fotos que tem como objetivo tornar acessível a qualquer pessoa os recursos de edição de imagens antes disponíveis apenas para profissionais através de softwares como o Photoshop. Inicialmente lançado gratuitamente em uma versão web, ele chegou recentemente a dispositivos móveis, tendo conquistado milhões de usuários em poucas semanas.

O aplicativo se destaca pela simplicidade de uso da interface. Ele é feito para aproveitar todo o espaço disponível na tela e, ao abri-lo, ele já rotaciona automaticamente a interface para a posição horizontal. Note que a barra de ferramentas superior contém os botões de importar e exportar; para editar uma imagem, é necessário importá-la. Após finalizar todas as modificações, basta exporta-la para compartilhamento em redes sociais.

Polarr Android

Na parte superior direita temos quatro botões que contam com funções avançadas de edição. O primeiro dá acesso a recorte, rotação e razão de aspecto. Em seguida temos um botão com um círculo que permite isolar determinada área da imagem para que esta não sofra as modificações no restante. O círculo pode ser personalizado e para isso basta mover os dois seletores de acordo. O painel da direita exibe os parâmetros que podem ser modificados em cada item. Neste caso, ao selecionar algum, você deve deslizar o dedo para cima ou para abaixo para aumentar ou diminuir cada item, como saturação, temperatura, tom, claridade e contraste.

Polarr Android

O último botão da barra superior tem diversas opções mais avançadas, com uma série de parâmetros individuais para cada item. Temos, por exemplo, os parâmetros de cores, como temperatura, vibração, tom e saturação. A luz vem com exposição, contraste, brilho, destaques, brancos, pretos, sombras, etc. Os parâmetros de cada cor presente na imagem também podem ser modificados e assim você consegue mudar tonalidades de elementos específicos na foto. Realmente são muitas opções; o melhor mesmo é explorar e experimentar para ver todo o potencial de fogo do app.

No lado esquerdo fica um grande número de filtros agrupados por categorias em abas. O legal é que cada filtro pode ter seus parâmetros modificados, abrindo infinitas possibilidades de modificações e filtros personalizados. Caso tenha feito alguma mudança que não gostou, o app mantém uma lista de tudo o que foi alterado e é possível retornar até algum ponto desejado. Para comparar as alterações com a imagem original, basta girar o aparelho e coloca-lo na posição vertical que um "antes e depois" será exibido instantaneamente.

Polarr Android Antes e Depois

Além de versões gratuitas para Android (Play Store) e iOS (App Store), o Polarr está disponível também na web pelo site (v2.polarr.co) e ainda, na forma de extensões para o Google Chrome e Firefox, ambos recursos recém lançados. A interface é totalmente em português.

qr code

Código QR para Android

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.