Desenvolvedor consegue usar novo app de mensagens do Google antes do lançamento

Por Redação | 20.05.2016 às 11:09

Nesta semana, o Google anunciou o lançamento de dois novos aplicativos, o Allo e o Duo. O primeiro é visto como concorrente direto de apps como o WhatsApp e o Telegram, oferecendo algumas funcionalidades exclusivas. Como o aplicativo ainda não está disponível ao público, muitos usuários ficaram curiosos para testar o novo serviço da gigante de Mountain View. A ansiedade foi tanta que um youtuber conseguiu testar o Allo antes de todo mundo.

Após a apresentação do Google, arquivos APK legítimos do app apareceram na internet, já que muitos usuários conseguiram baixar o aplicativo direto da Play Store. No entanto, ninguém conseguiu utilizá-lo, visto que ele ainda está em desenvolvimento. Foi aí que Quinn vasculhou os códigos do Allo para burlar as limitações do APK e espiar o app.

Após ter contornado as barreiras, o youtuber teve acesso às áreas offline do software, ainda que ele não conseguisse utilizá-lo porque era necessário ter conexão verificada com os servidores do Google. Tudo o que Quinn conseguiu pode ser visto no vídeo acima, que já nos dá uma boa noção de como o aplicativo será, ainda que possa passar por algumas melhorias e ganhar novas funcionalidades até sua disponibilização pública.

O arquivo utilizado por Quinn para acessar o Allo em modo offline trata-se de um módulo personalizado para o Xposed Framework, uma ferramenta que permite construir níveis profundos de personalização no Android. Além do Xposed, o youtuber utilizou o Titanium Backup para alterar os arquivos do Allo no dispositivo. Apesar do processo acabar com a sua curiosidade, ele não é seguro, visto que o módulo e o Titanium Backup não são verificados.

Via Android Police