Publicidade

Desembargador afirma que bloqueio do WhatsApp no Brasil provocou "caos social"

Por| 03 de Maio de 2016 às 20h23

Link copiado!

Desembargador afirma que bloqueio do WhatsApp no Brasil provocou "caos social"
Desembargador afirma que bloqueio do WhatsApp no Brasil provocou "caos social"
Tudo sobre WhatsApp

Assim como no final do ano passado, o WhatsApp ficou inacessível no Brasil e foi liberado novamente cerca de 24 horas após uma decisão judicial que ordenou o bloqueio. Para especialistas e entidades de defesa do consumidor, esse tipo de atitude é prejudicial para os usuários como um todo – até a Anatel considerou a medida algo "desproporcional". E essa também é a constatação do juiz que determinou o desbloqueio do app nesta terça-feira (3).

"A suspensão dos serviços do WhatsApp já dura 24 horas e certo é também que gerou caos social em todo o território, com dificuldade de desenvolvimento de atividades laborativas, lazer, família, etc. O fato é que não há condições de afirmar, pelo menos por enquanto, que as informações poderiam ser fornecidas pelo WhatsApp ou que estas podem ser desencriptadas para servir à Justiça", destacou o desembargador Múcio Santana de Abreu Lima, do Tribunal de Justiça de Sergipe, no texto sobre o desbloqueio.

As tais informações citadas por Lima no documento são as mesmas exigidas pela Justiça há quase um ano e, supostamente, são de pessoas investigadas pelo tráfico de drogas. A empresa que controla a ferramenta está sendo obrigada a repassar dados sobre uma quadrilha interestadual de entorpecentes para uma investigação da Polícia Federal.

Só que a companhia já disse inúmeras vezes que não tem como fornecer essas informações às autoridades porque, segundo o WhatsApp, esses dados não existem. De acordo com a corporação, todo o conteúdo trocado entre usuários através do app só pode ser acessado por quem envia e recebe as mensagens. Essa característica ficou ainda mais evidente no início de abril, quando o WhatsApp anunciou que 100% de todos os textos, arquivos, fotos e vídeos compartilhados seriam criptografados – e, consequentemente, impossíveis de serem violados.

Continua após a publicidade

Foi nesse aspecto que Lima se baseou para determinar o desbloqueio do app no país, já que a empresa não consegue fornecer os dados pedidos pelo juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE). Como o aplicativo não divulgou as informações sobre conversas trocadas por supostos membros da quadrilha, Montalvão optou por bloquear a ferramenta por 72 horas. Vale lembrar que Montalvão é o mesmo juiz que determinou a prisão de Diego Dzodan, vice-presidente do Facebook (dono do WhatsApp) na América Latina, há dois meses.

No entanto, Lima demonstrou entender as motivações de Montalvão, de primeira instância, e do colega Cezário Siqueira Neto, desembargador plantonista do tribunal que manteve a proibição durante a madrugada, após o WhatsApp entrar com um recurso contra o bloqueio. Segundo Lima, é certo que, ao determinar que o app ficasse fora do ar, a Justiça estava buscando "o bem comum".

O WhatsApp voltou a funcionar normalmente na tarde desta terça-feira (3), de forma gradativa, quando as operadoras TIM, Oi, Claro, Vivo e Nextel começaram a reestabelecer o acesso ao app.

Fonte: Folha de S. Paulo