Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Deputados aprovam projeto de lei que pode proibir recurso do Waze no Brasil

Por| 31 de Agosto de 2016 às 16h57

Link copiado!

Deputados aprovam projeto de lei que pode proibir recurso do Waze no Brasil
Deputados aprovam projeto de lei que pode proibir recurso do Waze no Brasil
Tudo sobre Waze

Se você acha que o Uber é o único aplicativo popular que corre o risco de ser proibido no Brasil, saiba que outro app bastante presente nos smartphones dos brasileiros corre o risco de se tornar ilegal no país. A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (30) um projeto de lei que pode fazer com o Waze não possa mais ser utilizado por aqui.

Sim, o seu GPS pode estar com os dias contados. Apresentada pelo deputado Major Fábio (PROS-PB), a PL nº 5.596/13 visa proibir o uso de aplicativos e redes sociais que alertem os motoristas sobre a presença de blitz de trânsito. De acordo com o texto, a proposta seria alterar o Código de Trânsito Brasileiro para transformar em infração o ato de dirigir com o auxílio de algum dispositivo ou app que informe a presença de radares e de operações policiais nas vias. Além disso, as empresas teriam de fazer com que essas funções se tornem indisponíveis. As multas caso a ordem judicial não sejam cumpridas podem chegar a R$ 50 mil.

Agora que já foi aprovada pela CCTCI, o projeto de lei segue para a Comissão de Viação e Transportes e para a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, onde continuará sendo analisada. O Waze não comentou o assunto.

Continua após a publicidade

Será que alguém pensou na dor de cabeça que essa medida trará para o trânsito nas cidades?

E era óbvio que o avançar da pauta gerou muita polêmica. Embora ofuscado por todo o debate do impeachment, o projeto foi alvo de muitas críticas na internet. Em seu perfil no Twitter, por exemplo, o chefe-executivo de pesquisas do Instituto Beta, Paulo Rená, descreveu a redação do projeto de lei como incoerente e confusa, além de contradizer vários pontos do Marco Civil da Internet.

Já o diretor do Internet Lab, Fracisco Brito Cruz, foi um pouco mais comedido. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, ele descreveu a aprovação do projeto de lei como uma surpresa desagradável. Segundo ele, a PL não levou em conta nenhum dos dados apresentados na audiência pública feita em Brasília para debater o assunto. Além disso, ele aponta que nem mesmo o autor da proposta, Major Fábio, esteve presente na discussão.

Para Cruz, a proibição do Waze não vai resolver a questão das blitz e a única coisa que a medida vai fazer será trazer efeito negativos na inovação e na própria vida dos brasileiros.

Continua após a publicidade

Fonte: Estadão