Deficientes visuais podem experienciar o eclipse solar por meio de um app

Por Redação | 22 de Agosto de 2017 às 14h33

Nesta segunda-feira (21), pessoas do mundo inteiro puderam acompanhar ao eclipse solar total nos EUA por meio de diversas transmissões online e em imagens publicadas em diversos sites especializados. Apesar da ampla divulgação, pessoas com limitações visuais não tiveram a mesma oportunidade de acompanhar este fenômeno.

Para quebrar esta barreira, a NASA lançou o aplicativo Eclipse Soundscapes, desenvolvido para oferecer uma experiência multissensorial do eclipse para que deficientes visuais também tenham a oportunidade de acompanhar este grande registro da astronomia.

Telas do Eclipse Soundscapes

Por meio de reprodução de sons ambientes de diversos locais do mundo e de áudios descritivos, é possível saber de forma detalhada como ocorre todo o processo de interposição da Lua entre a Terra e o Sol.

Além disso, o aplicativo também possui uma função chamada de Rumble Map, que permite acompanhar os estágios do eclipse solar por meio de vibrações no smartphone e de ruídos que se intensificam e diminuem à medida em que o fenômeno ocorre.

Eclipse Soundscapes já está disponível para Android e iOS. Para saber um pouco mais sobre o projeto, acesse sua página oficial (em inglês).

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.