Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Coronavírus | OMS usa robô no WhatsApp para enviar informações sobre pandemia

Por| 20 de Março de 2020 às 19h00

Link copiado!

Reprodução
Reprodução
Tudo sobre WhatsApp

A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (20) a criação de um bot para WhatsApp que enviará diretamente aos usuários as últimas informações sobre a pandemia do novo coronavírus. O serviço está disponível apenas em inglês e pode ser acessado por um número direto, o 41 79 893 18 92, capaz de receber mensagens e responder diretamente pelo aplicativo.

Basta uma mensagem para acessar o menu de opções do chatbot, que traz dados como os números mais atualizados sobre o avanço da doença no mundo e informações sobre prevenção, sintomas e identificação de contágio. Além disso, links diretos para coletivas de imprensa da OMS, relatórios e demais informes feitos à imprensa também podem ser obtidos por meio do aplicativo.

Como parte de uma iniciativa que visa simplificar o acesso à informação e também o compartilhamento de notícias confiáveis sobre a pandemia, o robô também possui uma seção dedicada a derrubar mitos sobre a COVID-19 e outra voltada para quem está precisando viajar, com as últimas recomendações da organização sobre deslocamento e transporte de pessoas.

Continua após a publicidade

Mais informações aparecem em um menu dedicado a responder às perguntas dos usuários. Com base em históricos de pesquisas e questões mais feitas em coletivas ou artigos sobre o assunto, a OMS disponibiliza informações sobre o uso de máscaras, o tempo de incubação do novo coronavírus, opções de tratamentos ou vacinas, e formas de lidar com o stress diante das notícias e períodos de quarentena ou isolamento social.

O robô de chat foi criado em parceria com o mensageiro e o Facebook. Por enquanto, ele está disponível apenas em inglês, mas de acordo com a OMS, deve estar disponível em mais idiomas nas próximas semanas, já que, como dito, a ideia é garantir um acesso direto e fácil da população global às informações corretas e mais atualizadas sobre o novo coronavírus.

Da mesma forma, o chatbot também permite compartilhar informações com contatos por meio do WhatsApp e realizar doações a instituições que estão trabalhando em pesquisas ou prestando atendimento a doentes. Todos os esforços são certificados pela própria OMS, que é capaz de receber doações de todo o mundo também por meio de uma parceria com o Facebook, usando o sistema de pagamentos da rede social.

Continua após a publicidade

Fonte: OMS (Twitter)