Controle suas horas trabalhadas utilizando seu celular

Por Clayton Miranda

Num mundo corporativo ideal, todos os funcionários deveriam receber um extrato mensal com os registros de ponto, as horas trabalhadas e o saldo remanescente, positivo (horas extras que ainda precisam ser folgadas ou pagas) ou negativo (quando o empregado deve horas a trabalhar), mas o que acontece na grande maioria dos casos é que essa informação fica apenas com a empresa e o funcionário é pego de surpresa, no fim do mês, com o aviso que deve horas para o empregador, sem acesso aos registros.

Como questionar essa dívida? Como confrontar os números que são de propriedade da empresa? Pois bem, temos um grande aliado para ajudar os proprietários de smartphones com sistema Android: é o aplicativo Banco de Horas - Ponto.

Melhor do que anotar suas horas de entrada e saída da empresa num papel ou planilha do Excel, o que gasta muito tempo e acaba sendo cansativo, o aplicativo oferece esse controle de forma simplificada, ágil e apenas com alguns toques na tela do aparelho. Assim você pode controlar horas que esteja devendo e compensá-las antes que termine o mês.

Após baixar e instalar o aplicativo, você deve definir suas preferências levando em conta os dias da semana que trabalha e quantas horas trabalha em cada dia. Há pessoas que trabalham 8 horas por dia de segunda a sexta-feira e 4 horas no sábado, por exemplo. Por isso, defina a quantidade de horas para cada dia.

Preferências - Banco de Horas
Horas por dia - Banco de Horas
Na primeira vez que abrir o aplicativo,
toque para exibir o menu e depois em
Preferências
Defina a quantidade de horas para
cada dia, no dia que não trabalha
não precisa definir

A partir daí, você só precisa definir um checkpoint cada vez que entrar e sair da empresa. O aplicativo calculará qual o seu saldo no dia, na semana e no mês.

Por exemplo, considerando que você deve fazer 8 horas no dia, se você entrar na empresa às 08h00, sair para o almoço às 12h30 e voltar do almoço às 13h30, ele exibirá que a hora de ir embora é às 17h00.

Horário - Ponto

Outra função interessante é a notificação quando chega a hora de ir embora. Se você ativar a opção Pronto pra ir nas Preferências, receberá um sinal sonoro e um aviso na barra de notificações que chegou a hora de ir pra casa.

Opção Pronto pra Ir - Banco de Horas
Notificação Ir embora - Banco de Horas

Para quem ganha por hora, há uma opção muito útil que é a de "Mostrar Ganhos", onde você define quanto ganha por hora e o sistema calcula quais são os ganhos por dia, semana e mês.

Opção Mostrar Ganhos - Ponto
Ganhos no Mês - Banco de Horas

Na aba "Semana" você pode navegar pelas semanas anteriores, assim como pode navegar por meses anteriores na aba "Mês". Já na aba de "Registros" você encontra todos os horários de entrada e saída desde que começou a utilizar o aplicativo.

Navegação Semanal - Banco de Horas
Todos Registros - Ponto

Ainda na aba Registros, você pode salvar o Backup dos dados no cartão micro SD e também exportar para um arquivo CSV.

Exportação - Banco de Horas

Com este aplicativo, você nunca mais vai ficar na dúvida se deve horas na empresa ou se tem um bom saldo positivo. Os contras do Banco de Hora - Ponto é que ele não possibilita inclusão de um saldo inicial e, de vez em quando, exibe propaganda na barra de notificações, mas não é nada demais comparado aos benefícios que o aplicativo oferece.

QR Code


Acesse o Google Play e baixe o aplicativo

Desenvolvedor: Rafael Roman
Preço: gratuito (há uma versão paga, sem propaganda)
Tamanho: 198kB
Roda em: Android 1.6 ou superior

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.