Conheça o YouTube Go, app que deixa você baixar e assistir a vídeos offline

Por Sérgio Oliveira

As operadoras de telecomunicações têm melhorado sua infraestrutura e ampliado a oferta de dados móveis em todo o mundo nos últimos anos. Contudo, em alguns locais ainda é complicado obter acesso de qualidade à internet, o que acaba comprometendo a experiência de muita gente online sobretudo quando o objetivo é assistir a vídeos.

Pensando nisso o YouTube criou o YouTube Go, um aplicativo oficial cuja principal função é baixar vídeos para assisti-los offline. Funciona assim: você navega normalmente na interface do YouTube Go -- que por sinal é bastante semelhante a do app oficial --, podendo ver pré-visualizações dos vídeos antes de decidir por salvá-los. Quando achar o vídeo certo, basta selecionar a resolução e ver quanto espaço o download vai ocupar no seu dispositivo.

Interface do YouTube Go se assemelha bastante à interface do app oficial, mas com menos opções de navegação
Interface do YouTube Go se assemelha bastante à interface do app oficial, mas com menos opções de navegação (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Claro, o ideal é que tudo isso seja feito em redes Wi-Fi para que sua franquia de dados não seja canibalizada. Com o fim do download, é só sair por aí curtindo os vídeos que você baixou -- também é possível compartilhá-los com seus amigos via Bluetooth.

O ponto fraco dessa ideia maravilhosa é que o YouTube Go limita a qualidade do vídeo, que só pode ser baixado na resolução básica ou padrão. Nada de Full HD ou HD aqui, infelizmente.

Depois de achar o vídeo que quer baixar, o usuário se depara com essa tela na qual pode escolher a qualidade do vídeo que será baixado e conferir quanto espaço de armazenamento ele vai exigir
Depois de achar o vídeo que quer baixar, o usuário se depara com essa tela na qual pode escolher a qualidade do vídeo que será baixado e conferir quanto espaço de armazenamento ele vai exigir (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Por enquanto o YouTube Go está em fase beta, o que significa que há algumas restrições irritantes. Por exemplo, aparentemente o app exige que o criador de conteúdo libere o download dos vídeos em alguma configuração misteriosa no Estúdio de Criação -- algo que ainda não está exatamente claro como funciona. Por causa disso, ainda são poucos os vídeos que o app consegue baixar. Outro ponto negativo é que por enquanto ainda não há opção de usar o app em Português.

Na Play Store, o YouTube Go ainda consta como não lançado. Apesar disso, já é possível encontrar seu APK em mirrors confiáveis para download
Na Play Store, o YouTube Go ainda consta como não lançado. Apesar disso, já é possível encontrar seu APK em mirrors confiáveis para download (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Para fechar, o YouTube Go ainda consta como "Não lançado" na Google Play Store, apesar de seu APK já poder ser baixado de fontes confiáveis, como o APK Mirror.