Conheça o Fabric, um diário virtual automático que registra tudo sobre sua vida

Por Redação | 12 de Agosto de 2016 às 09h57

Com aplicativos de tudo quanto é rede social literalmente na ponta dos dedos em seus smartphones, as pessoas do século XXI compartilham suas vidas umas com as outras em um ritmo assustadoramente crescente. A cada novo serviço lançado, uma onda adicional de exposição vem à tona, e o Fabric chegou para levar essa realidade a um outro patamar.

Desenvolvido por ex-funcionários do Facebook, o aplicativo não é exatamente uma rede social, funcionando mais como uma espécie de diário virtual automático que registra as atividades do usuário em tempo real, além de servir como uma “memória externa”. A ideia é fazer com que o usuário tenha todos os seus passos registrados pelo aplicativo para guardar seus momentos importantes não somente na memória, como também digitalmente.

Funciona assim: ao ser instalado, o app faz uma varredura em todas as fotos do Facebook e Instagram do usuário, e também acessa a galeria de fotos do smartphone. Em seguida, a plataforma organiza todos os dados coletados em um mapa, o qual exibe exatamente onde e quando cada foto foi tirada graças às informações de geolocalização que ficam registradas no aparelho. O resultado é uma linha do tempo com tudo o que o usuário fez (ao menos tudo o que foi registrado no smartphone ou nessas redes sociais).

Fabric

O Fabric ainda tem a capacidade de acessar a lista de amigos do usuário e, assim, cruzar informações de quando a pessoa se encontrou com seus contatos que também estão usando o aplicativo. Por exemplo, sabe aquela festa de dois anos atrás onde você encontrou sem querer um amigo de infância e postou uma foto para registrar o momento? Certamente essa foto ficou “perdida” nos registros do Facebook ou do Instagram, mas o Fabric a posicionará na linha do tempo informando que naquele ponto de sua história, aquele encontro aconteceu. Assim, o acesso às suas lembranças não somente fica mais organizado, como facilitado.

E tal qual os antigos diários de papel, no Fabric o usuário também pode fazer anotações e comentários, ou ainda escrever textos nesse espaço virtual. Contudo, esse material somente pode ser acessado pelo próprio usuário, já que a ideia de um diário é que ele seja íntimo e pessoal.

Gratuito, o aplicativo ainda não chegou nas lojas de aplicativos do Android ou do Windows Mobile, mas já pode ser baixado na App Store para quem usa iPhone ou iPad.

Fonte: TechCrunch

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.