Conheça 5 alternativas gratuitas para o WhatsApp

Por Redação

Se você já está entrando em pânico apenas de imaginar que o WhatsApp pode sair do ar, saiba que existem outros serviços de troca rápida mensagens que usam a internet e dispensam o SMS das operadoras. Veja algumas opções que, provavelmente, alguns de seus amigos também tenham instalado em seus smartphones:

1. Facebook Messenger

O aplicativo de mensagens do Facebook já é um velho conhecido de quem usa a rede social de Mark Zuckerberg, mas o que muitas pessoas não sabem é que você não precisa ter uma conta no Facebook para usar o aplicativo do chat.

Há alguns meses, o Facebook anunciou uma novidade que permitia usar o Messenger cadastrando apenas o seu número de telefone, assim como acontece com o WhatsApp. Para aprender como realizar o seu cadastro no Messenger sem vinculá-lo a uma conta do Facebook, basta seguir o nosso passo a passo.

2. Hangouts

No início deste ano, o Google encerrou definitivamente o Gtalk para favorecer outro serviço de bate-papo, o Hangouts. Ele se tornou o serviço de troca de mensagens padrão do Gmail, Google+ e também funciona em forma de extensão para o navegador Chrome.

Você pode usá-lo para enviar simples mensagens de texto, imagens, documentos, realizar videochamadas em seu smartphone, além da possibilidade de fazer ligações telefônicas usando um computador. A versão web do Hangouts também recebeu recentemente uma atualização onde as pessoas não precisam mais de uma conta Google para utilizar o serviço, basta serem convidadas.

3. Yahoo Messenger

Há alguns dias, o Yahoo deu uma repaginada no seu serviço de troca de mensagens que estava meio esquecido. Agora, o Yahoo Messenger está cheio de recursos interessantes, como a possibilidade de pesquisar e enviar GIFs sem sair do aplicativo, compartilhar até 100 fotos por vez e até mesmo cancelar o cancelar o envio de uma mensagem mesmo após apertar o botão "enviar" – isso mesmo, ele apaga a mensagem enviada do celular de quem a recebeu.

4. Skype

O Skype é um velho conhecido de muitos usuários. O aplicativo permite comunicação gratuita por voz e vídeo, além de oferecer suporte para ligações para telefones fixos e celulares, videoconferências, chats e mensagens. O software é compatível com várias plataformas e sistemas operacionais.

O app oferece uma série de recursos interessantes, entre eles a opção de gerenciar mensagens e salvar vídeos. Com a atualização para a versão 6.11 do Skype, também é possível excluir, emudecer ou marcar como lida as mensagens recebidas ao pressionar por alguns segundos a mensagem.

5. Telegram

O Telegram é considerado um dos principais concorrentes do WhatsApp. Assim como os demais apps do gênero, ele permite o envio e recebimento de conteúdos em texto, vídeo, áudio e imagem por meio de um pacote de dados ou de uma conexão Wi-Fi. Seu grande diferencial é a segurança e privacidade na troca de mensagens.

Um dos recursos é a possibilidade de iniciar conversas secretas com qualquer usuário em sua lista de contatos — neste caso, as mensagens de áudio, vídeo, foto ou texto são automaticamente excluídas após um tempo determinado por quem criou o chat.