Conheça 5 alternativas gratuitas para o WhatsApp

Conheça 5 alternativas gratuitas para o WhatsApp

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 19 de Julho de 2016 às 12h24
Foto: Dimitri Karastelev (Unsplash)

Instalar uma alternativa ao WhatsApp no seu celular é uma boa escolha para emergências. Caso o popular mensageiro passe por instabilidades, é comum que muitas pessoas recorram a um plano B para trocar mensagens.

Esses aplicativos não possuem a mesma popularidade do WhatsApp, então não espere encontrar a mesma lista de contatos com contas cadastradas nessas plataformas. Por outro lado, vale a pena conhecer alternativas para testar funções exclusivas e ter uma experiência diferente do atual mensageiro. Confira a lista com 5 opções!

1. Telegram

O Telegram é, provavelmente, a alternativa mais popular ao WhatsApp. Quem utiliza o aplicativo já deve ter prestado atenção nas frequentes notificações de novos contatos que entraram no app logo após quedas ou momentos de instabilidades no mensageiro concorrente.

Telegram é um popular concorrente do WhatsApp (Captura de tela: André Magalhães)

Em muitos aspectos, o funcionamento é similar ao WhatsApp. Há uma versão Web, é necessário cadastrar o seu telefone celular para criar uma conta e as conversas podem ser individuais ou em grupos. Por outro lado, o Telegram destaca-se por oferecer muitas funções exclusivas.

Há um foco muito grande para a exploração de novas comunidades no app, com a presença de grupos abertos para públicos e canais de transmissão sobre temas específicos. Além disso, o mensageiro comporta chamadas de áudio e vídeo, salas de bate-papo por voz e transmissão de lives em grupos ou canais.

2. Signal

O Signal desponta como uma alternativa com foco em segurança e privacidade. O app é desenvolvido em código aberto e utiliza criptografia de ponta a ponta para todas as conversas e chamadas de áudio ou vídeo. Dessa forma, apenas as pessoas envolvidas na troca de mensagens possuem acesso ao conteúdo.

Signal é alternativa com recursos de privacidade (Captura de tela: André Magalhães)

Outros recursos de segurança também incluem um PIN de acesso e a criptografia de informações pessoais do seu perfil, como foto e dados de contato. O aplicativo reforça o uso do PIN mensalmente para validar o acesso e ainda disponibiliza funções para borrar fotos e enviar mensagens temporárias.

Entre os recursos disponíveis para conversas, o Signal apresenta funções básicas. É possível criar chamadas de áudio e vídeo, participar de grupos, enviar anexos e criar uma conversa específica para anotações.

3. iMessage

  • Compatibilidade: iOS
  • Preço: gratuito

O iMessage é o aplicativo nativo de mensagens para o iPhone. Além de reunir mensagens por SMS, o app também pode ser usado para conversar com qualquer outra pessoa que possua uma conta no iCloud e utilizar funções exclusivas de interação.

iMessage é alternativa ao WhatsApp para quem usa iOS (Captura de tela: André Magalhães)

Com suporte para conversas em grupo, o iMessage permite interagir com o seu Memoji, responder a mensagens em forma de tópico e adicionar reações rápidas nas conversas. O app também pode ser usado para enviar arquivos de mídia e desenhos feitos à mão livre.

Para reduzir a exposição a mensagens de spam e operadoras de celular, o Mensagens disponibiliza filtros para restrição de conteúdo. Além disso, é possível entrar em contato com usuários do Android a partir do envio de mensagens por SMS, porém sem recursos exclusivos do iMessage.

4. Messenger

O Messenger é o aplicativo de mensagens da Meta, antiga Facebook Inc. A plataforma permite a integração entre contas do Facebook e do Instagram para troca de mensagens em conversas privadas ou em grupo.

Messenger é alternativa para quem utiliza Facebook ou Instagram (Captura de tela: André Magalhães)

Pelo Messenger, é simples encontrar contatos adicionados em ambas as redes sociais para iniciar conversas. As telas de chat podem ser personalizadas com diferentes temas, apelidos e emojis principais. Ao contrário de outras opções dessa lista, o app não exige o cadastro com o número de telefone celular.

O aplicativo também pode ser usado para a criação de salas ao vivo, com chamadas de vídeo em grupo acessadas por link de convite. Nas conversas, também é possível enviar fotos, vídeos e mensagens de voz.

5. KakaoTalk

Apesar de não possuir tanta popularidade no Brasil, o KakaoTalk é mais uma alternativa ao WhatsApp. Popular na Coreia do Sul, o aplicativo traz recursos interessantes para um mensageiro, mas é raro encontrar contatos salvos que possuam uma conta na plataforma.

KakaoTalk é opção interessante para substituir o WhatsApp (Captura de tela: André Magalhães)

O cadastro ao KakaoTalk é feito com o seu telefone celular, mas o endereço de e-mail também pode ser usado como forma de login. Chama a atenção por incluir muitas ferramentas adicionais, como um provedor de e-mail, agenda com criação de eventos e um serviço de backup que separa os seus arquivos recebidos em diferentes formatos de mídia.

Nas conversas, o KakaoTalk oferece recursos comuns entre apps de comunicação. É possível realizar capturas de tela, enviar fotos e vídeos, compartilhar documentos e gravar mensagens de voz.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.