Como colocar música no Spotify através do Spotify for Artists

Por Ariane Velasco | 24 de Dezembro de 2019 às 14h40
Divulgação
Tudo sobre

Spotify

Saiba tudo sobre Spotify

Ver mais

O Spotify conta com uma seção especialmente voltada para artistas independentes, que permite fazer uploads de suas faixas na plataforma e fornece dados como ouvintes e royalties.

É possível colocar uma música no Spotify e receber por ela todos os royalties, sem pagar taxas ou comissões. No entanto, é necessário que ele assine um contrato concedendo ao aplicativo uma licença para distribuir seu conteúdo a ouvintes do mundo inteiro. Também é possível remover as músicas do Spotify a qualquer momento, totalmente de graça.

Saiba mais sobre como colocar uma música no Spotify

Requisitos técnicos

Naturalmente, antes de colocar uma música no Spotify é necessário que a faixa preencha alguns requisitos técnicos. Alguns deles são:

  • O arquivo deve ser WAV, WAVE (que devem ser PCM) ou FLAC (de 16 ou 2 bits, com taxa de amostragem de 44,1 kHz ou superior);
  • A capa da música deve ser quadrada, com, pelo menos, 1600X1600 e ter o formato PNG ou JPEG. Além disso, é necessário ter o direito de usá-la e submetê-la à política de direitos autorais do Spotify;
  • Antes de colocar uma música no Spotify, você deve também incluir os nomes de seus colaboradores, incluindo artistas que estejam em destaque, compositores e produtores.
É possível colocar uma música no Spotify usando a plataforma desenvolvida para artistas (Captura de tela: Ariane Velasco)

Se sua faixa preencher todos os requisitos acima, você pode começar a fazer o upload de suas músicas. Antes de terminar o upload, o site mostrará uma prévia de como cada uma delas será exibida no aplicativo para os ouvintes.

Lançar uma música no Spotify

Se, além de simplesmente colocar uma música no Spotify, você deseja também lançá-la na plataforma, é necessário fazer o upload do arquivo em um período de até sete dias antes da data prevista para lançamento. Isso porque o Spotify leva certo tempo para preparar a canção para distribuição e inseri-la na playlist “Radar de Novidades”.

É possível escolher a data de lançamento de sua música no Spotify à vontade, desde que ela seja enviada com antecedência. Todos os lançamentos no Spotify for Artists possuem distribuição global.

"Radar de novidades", playlist onde as músicas recém lançadas aparecem no Spotify (Imagem: Reprodução)

Diretrizes necessárias para colocar uma música no Spotify

É necessário que você possua todos os direitos autorais da faixa antes de enviá-la para o Spotify. Caso ela não respeite as diretrizes do aplicativo, o envio será bloqueado e você terá que entrar em contato com o suporte do serviço.

Vale salientar que qualquer música no Spotify que infrinja as diretrizes de direitos autorais será removida permanentemente da plataforma.

Antes de colocar uma música no Spotify, leia as diretrizes de direitos autorais do app (Captura de tela: Ariane Velasco)

Pagamento de royalties no Spotify

Ao colocar uma música no Spotify, você pode começar a receber um pagamento por royalties, que é feito aos titulares dos direitos, desde que eles sejam obtidos através de sociedades de direitos autorais locais e internacionais.

Mesmo se você for o compositor da música, o valor não será pago diretamente, caso não tenha registrado sua arte em uma sociedade apropriada. Por isso, antes de fazer qualquer upload na plataforma, tenha certeza de que seu nome levará os créditos pela letra, melodia ou ambos. Já, caso a canção tenha sido enviada para o Spotify através de um selo de uma gravadora responsável pela distribuição, o pagamento dos royalties deverá ser acordado com a própria empresa.

Colocar uma música no Spotify garante royalties para o artista (Imagem: Reprodução)

Cálculo dos royalties por sua música no Spotify

Os royalties pela faixa são calculados no final do mês, todos com base em seu número de reproduções.
Você pode acompanhar o pagamento dos royalties e as estatísticas diretamente pelo Spotify for Artists e receber o dinheiro através do serviço de pagamento utilizado pelo aplicativo: o Stripe. Para isso, você deve ter uma conta no serviço que esteja conectada diretamente à sua conta do banco.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.