Aplicativo permite ler e ouvir Shakespeare ao mesmo tempo

Por Redação | 23.04.2016 às 08:05
photo_camera http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/aplicativo-per

Agora, mais do que nunca, a obra de William Shakespeare sagrou-se atemporal. O ator Ian McKellen (mundialmente conhecido por interpretar Gandalf em O Senhor dos Anéis) e o diretor Richard Loncraine desenvolveram, vinte anos depois da moderna adaptação para o cinema de "Ricardo III", a versão em app das obras do dramaturgo britânico.

Os dois trabalham "Shakespeare" num aplicativo que permitirá ouvir e ler, ao mesmo tempo. No total, serão desenvolvidos 37 apps, cada um dedicado a uma obra de Shakespeare, pela empresa Heuristic Media. O primeiro deles é referente à "A Tempestade", última peça do autor.

Shakespeare

Como funciona?

Na tela do seu celular, na metade superior, os autores, não trajados pelos figurinos característicos ou cenário, irão recitar o texto. Enquanto isso, os diálogos vão passando na parte de baixo. "Não é um espetáculo. Levamos nossa roupa, os atores não interagem, nem entre eles, nem com vocês", disse Ian McKellen, nesta sexta-feira (22), em Londres durante apresentação do programa no Instituto do Cinema Britânico (BFI).

O processo não será obrigatoriamente contínuo. O usuário tem a opção de parar a imagem e adquirir notas e até mesmo comentários com um nível que dependerá do grau de instrução previamente selecionado, como ensino fundamental ou universitário, por exemplo.

Seguindo uma linha fielmente shakespeariana, o mais novo app amplia as possibilidades: "Shakespeare não queria que lessem suas obras, queria que fossem lidas pelos atores, as aprendessem, as recitassem para a plateia", destacou McKellen.

A partir deste sábado (23) o app estará disponível para dispositivos móveis. E a data não foi escolhida à toa: nela, completa-se 400 anos da morte do dramaturgo britânico. Bela homenagem!

Fonte Exame