Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chrome promete mais desempenho de bateria com novo bloqueio de anúncios

Por| 09 de Setembro de 2020 às 12h00

Link copiado!

Deepanker Verma/Pixabay
Deepanker Verma/Pixabay

O Google começou a liberar seu novo sistema de bloqueio de anúncios pesados no navegador Chrome. A partir da versão 85, os usuários deverão receber gradualmente o recurso que, segundo a empresa, deve reduzir o consumo da bateria em notebooks, além de liberar mais memória para outras tarefas no dispositivo e economizar dados móveis no celular.

O recurso começou a ser testado em 2019 e foi anunciado oficialmente em maio deste ano. O Google revelou na época do anúncio que 0,3% das propagandas na internet são responsáveis por 27% do tráfego de dados e 28% do uso de processamento dos aparelhos.

A partir da atualzação, porém, anúncios que consumam mais de 4 MB de tráfego de dados ou 15 segundos de processamento em um período de 30 segundos (ou 60 segundos de CPU) serão bloqueados pelo navegador, que exibirá uma mensagem de erro com um link explicando a remoção do anúncio.

Continua após a publicidade

Como bloquear anúncios pesados no Chrome

Antes de mais nada, vale destacar que o recurso ainda está em testes e deve ser ativado aos poucos a todos os usuários. Caso queira experimentar o bloqueio, siga os passos a seguir por sua conta e risco:

Passo 1: acesse o endereço chrome://flags

Continua após a publicidade

Passo 2: digite heavy ads na barra de busca. A tela flags é exibida em inglês mesmo com o Chrome em português.

Passo 3: defina a opção Heavy Ad Intervention como Enabled

Passo 4: defina a opção Heavy ad privacy mitigations como Disabled

Continua após a publicidade

Passo 5: clique em Relaunch para reiniciar o navegador

Para testar se o recurso está funcionando, você pode acessar o site Heavy Ad Intervention Demohttp://heavy-ads.glitch.me/. Conecte-se a uma rede Wi-Fi e clique na opção "network" (o botão abre um anúncio com muitos megabytes de dados, por isso não realize o teste quando estiver conectado apenas à rede celular).

Caso o recurso esteja funcionando, a página exibirá uma mensagem de erro “Anúncio removido”. Ao clicar no link “Saiba mais”, o navegador exibirá a seguinte mensagem:

Continua após a publicidade
O anúncio usava muitos recursos do seu dispositivo, por isso, ele foi removido pelo Chrome.

Segundo o Google, a novidade deve ser liberada para os usuários do navegador ao longo do mês de setembro. Na dúvida, vale aguardar a chegada do recurso.

Fonte: Bleeping Computer