Chrome para Android vai permitir captura de tela com rolagem de página

Por Rubens Eishima | 29 de Outubro de 2020 às 17h20
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Apesar de algumas personalizações de celulares oferecerem captura de tela que gravam toda a página em uma imagem, o Chrome não possui uma opção nativa para isso. Atualizações recentes no código-fonte do navegador Chromium para o sistema Android, porém, indicam que o Google trabalha no recurso, batizado de “long screenshot” (captura de tela longa, em tradução direta).

A alteração enviada ao repositório de desenvolvimento do app inclui uma configuração experimental ao navegador, mas que ainda não foi disponibilizada (nem mesmo na versão Canary). A descrição da opção — que deve aparecer antes na tela chrome://flags — explica o seu funcionamento:

Habilita interface para editar e compartilhar capturas de tela longas no Android

Versão de testes possui opção incompleta

Uma implementação simples do sistema já pode ser ativada na versão de testes Canary (Android). Basta acessar o menu de configurações escondidas chrome://flags, e procurar pela opção “Chrome Share Screenshots”. A ativação do recurso exige o reinício do aplicativo, que inclui um novo botão dentro do menu de compartilhamento do app:

Opção “Captura de tela” pode ser ativada em menu secreto (Imagem: Rubens Eishima/Canaltech)

A opção de captura com rolagem da página ainda está em desenvolvimento e sequer foi implementada nas versões de teste. Por enquanto, o jeito é usar as soluções oferecidas pelas personalizações MIUI, EMUI, OneUI etc.

Fonte: Chromium

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.