Publicidade

Chrome para Android ganha novo ajuste de criptografia que melhora privacidade

Por| 04 de Setembro de 2020 às 08h58

Link copiado!

Google
Google
Tudo sobre Google

O Google anunciou que o Chrome no Android agora inclui o recurso de DNS criptografado na versão 85. A novidade, que já estava disponível no navegador para computadores, protege o acesso aos endereços na internet, impedindo o monitoramento por hackers, provedores de acesso e até governos.

Sem o recurso, ao digitar um endereço na internet — Canaltech.com.br, por exemplo — o navegador consulta um serviço DNS que funciona como um índice de endereços, tudo sem proteção. O servidor então informa o navegador que o endereço Canaltech.com.br deve ser acessado no IP 104.26.13.53. Tanto a comunicação de ida quanto a de volta podem ser interceptadas por um agente mal-intencionado, que pode registrar uma lista de sites acessados pelo usuário.

Com a novidade, as consultas de endereço são embaralhadas e apenas as duas pontas (navegador e servidor DNS) têm acesso ao seu conteúdo. A medida já está disponível no Chrome para PCs desde a versão 78 e foi liberada para a maioria dos usuários na versão 83.

Continua após a publicidade

Mais privacidade

A Mozilla anunciou no ano passado que o Firefox também teria o recurso, implementado em fevereiro deste ano. A decisão provocou um curioso protesto de uma associação de provedores de acesso, que alegou que a proteção oferecida pelo Firefox permite driblar sistemas de controle parental.

Um impacto que alguns provedores não costumam divulgar é que o DNS protegido também impede que eles armazenem informações de navegação dos assinantes, algo cuja venda já levou algumas operadoras a serem processadas e multadas, inclusive no Brasil.

Fonte: Google