China passa EUA e se torna maior mercado de games para iPhone, iPod e iPad

Por Redação | 19 de Julho de 2016 às 18h25
photo_camera GameFM

De acordo com a empresa de pesquisa App Annie, a China se tornou o mercado em que os games de iOS mais arrecadam no mundo, passando os Estados Unidos. A virada aconteceu no segundo trimestre do ano — até então, a China era a segunda colocada.

O crescimento se deve a jogos desenvolvidos no próprio país, como os MMORPGs Fantasy Westward Journey e Westward Journey Online e o MOBA Hero Moba, enquanto os games estrangeiros, como Clash Royale, tiveram um peso menor (foi apenas o 10º colocado na China).

Trata-se de um crescimento vertiginoso, em que as vendas de games para iOS no mercado chinês praticamente dobraram de tamanho entre o segundo trimestre de 2015 e o de 2016. Neste intervalo, o país já havia ultrapassado o Japão no primeiro trimestre deste ano e, agora, deixa para trás também os Estados Unidos.

Dados App Annie 2Q 2016

Gráfico mostra crescimento da China na arrecadação de jogos para iOS

Principalmente com o desempenho na China, a categoria de games na App Store foi a que mais cresceu no período e agora representa 75% de todas as vendas entre aplicativos para iOS. O próximo passo para os chineses é tirar os Estados Unidos do topo do ranking no que diz respeito a venda de aplicativos como um todo. Falta apenas 10% para a China alcançar a terra de Obama, mas essa diferença, há um ano, era de 90%.

Brasil

A pesquisa da App Annie traz outros dados interessantes. No Brasil, por exemplo, o aplicativo de música mais usado em termos de tempo, nos aparelhos Android, é o Spotify. Google Play Music, Samsung Music, Deezer e TuneIn Radio compõem o top 5.

Dados App Annie 2Q 2016

Esta tabela lista o ranking de utilização, em tempo, dos aplicativos musicais em cada país

Os dados mostram que as pessoas estão dispendendo cada vez mais tempo com os aplicativos: em relação ao segundo trimestre de 2014, os valores praticamente dobraram. Os países que mais cresceram neste quesito foram Índia, Brasil e Estados Unidos. A China não está na lista por conta de uma particularidade que impede a obtenção de dados: é que, por lá, quase todos os aplicativos são baixados pelas lojas online próprias, fora da Google Play.

Para 2016, a App Annie projeta um tamanho de mercado de US$ 52 bilhões para os aplicativos de celular e tablets.

Google Play x App Store

Em relação a números de downloads e de arrecadação entre o Google Play e a App Store, a situação do segundo trimestre de 2016 é praticamente a mesma do primeiro: a loja da Google tem o dobro de downloads comparada com a da Apple, mas esta responde tendo o dobro em vendas. A diferença aumentou 10% de um período para outro.

Dados App Annie 2Q 2016

Quadro não muda: Google Play tem mais download, App Store, mais arrecadação

Em termos de aplicativos baixados, o Brasil aparece como o sexto lugar que mais cresceu no Google Play e em oitavo na App Store. Combinando os dados das duas lojas, o país aparece em terceiro lugar no quesito número total de downloads, sendo que os Estados Unidos ficam em primeiro e a China em segundo (neste caso, não foram contados os downloads para Android por causa da peculiaridade anteriormente mencionada). Agora, quando a questão é arrecadação, o Brasil não está entre os dez primeiros em nenhuma das listas acima. Os dados confirmam a percepção de que o brasileiro gosta de baixar aplicativos, mas não de pagar por eles, e, por isso, os gratuitos são sempre os preferidos.

Fonte: App Annie

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.