Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Celular vai funcionar como segunda tela para o YouTube na TV

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 02 de Junho de 2022 às 09h53

Link copiado!

Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre YouTube

O aplicativo do YouTube para celulares servirá em breve como uma segunda tela para controlar os vídeos reproduzidos na TV. Essa era uma promessa do CEO do Google, Sundar Pichai, que prometeu uma integração aprimorada entre televisores inteligentes e smartphones Android e iOS.

A ideia é tornar o aplicativo móvel mais conectado à experiência de TV em geral. Quando o YouTube na sua televisão e o programa para celular estiverem conectados à mesma conta, um botão azul chamado "Conectar" aparecerá automaticamente. Tocar nele fará a sincronização automática, com muito mais eficácia do que o modelo atual.

Continua após a publicidade

A partir daí será possível ler facilmente as descrições dos vídeos, deixar comentários, compartilhar ou apoiar criadores com o envio de um Super Chat — ou fazer uma assinatura paga. Esse tipo de interação imersiva era bastante complexo de ser implementado na TV, afinal a falta de um teclado eficaz e de um dispositivo apontador, como um mouse ou o toque na tela, complicavam a usabilidade.

Outra possibilidade em desenvolvimento é a navegação e compra de produtos apresentados nos vídeos. Isso já é possível por meio de links, mas não funcionava nos televisores. Agora, o interessado precisará apenas pegar o celular e interagir com o que deseja adquirir.

YouTube é muito usado nas smart TVs

Segundo dados da plataforma, mais de 700 milhões de horas de conteúdo do YouTube são consumidas diariamente em TVs inteligentes. Por isso, o serviço de vídeos sob demanda tem buscado tornar a experiência na tela grande tão rica em recursos quanto no Android e no iOS.

Continua após a publicidade

Outro dado interessante: 80% das pessoas disseram ter usado outro dispositivo enquanto assistem à TV. Os telefones são companheiros inseparáveis das pessoas atualmente, logo colocá-lo como um controle de remoto do YouTube parece uma solução eficaz. O levantamento mostrou que as pessoas usam os aparelhos para interagir com o vídeo, como curtir ou se inscrever em um canal, enquanto aproveitam o conteúdo no televisor.

O recurso começa a ser lançado a partir de hoje (1) e pode levar semanas para ser distribuído a todos. A recomendação é atualizar seu aplicativo na smart TV e também no seu Android ou iOS para receber mais rapidamente. Após isso, faça login nos dois dispositivos e veja se a funcionalidade já foi liberada para a sua conta.