Cartão digital de saúde do SUS agora está disponível para Android

Por Redação | 03.09.2015 às 10:26

O cartão físico do SUS já pode ser aposentado, pelo menos por quem utiliza o sistema Android em seu smartphone. O novo aplicativo do Sistema Único de Saúde, que deverá ser disponibilizado também para usuários de iOS até novembro, guarda não somente os dados pessoais e número de inscrição do paciente, como informações sobre sua saúde.

Disponível para download na Play Store, o app pede que o usuário insira seu número de CPF, data de nascimento e e-mail para que possa "bater" as informações com a base de dados da Receita Federal, concluindo a autenticação. Após essa etapa, o usuário terá acesso ao seu perfil de saúde, onde poderá preencher dados relacionados à sua saúde como a ocorrência de alergias, pressão alta, diabetes, se faz uso contínuo de medicamentos e armazenar exames relevantes previamente realizados.

Aplicativo Cartão SUS

O aplicativo também registra em gráficos a evolução dos dados inseridos com o tempo e apresenta todas essas informações ao médico durante o atendimento, facilitando o processo. Além disso, o app também tem um espaço para registrar contatos de emergência, o que poderá, literalmente, salvar vidas.

A criação de um aplicativo como esse é um passo significativo para a implantação de prontuários eletrônicos, que poderão ser acessados de qualquer unidade de serviço público de saúde. O resultado será, em teoria, um atendimento mais rápido e eficiente para todos. Com a popularização do uso do app, o Ministério da Saúde espera, também, economizar recursos. Somente em 2014, por exemplo, o MS destinou R$ 4 milhões para a compra de mais de 13 milhões de mídias plásticas do cartão, gasto que poderá ser redirecionado para melhorias no Sistema Público de Saúde com a redução do uso de cartões físicos.