Carros do Uber em São Paulo e Brasília terão suporte para transportar bicicletas

Por Redação | 20.07.2015 às 14:26
photo_camera Divulgação

As polêmicas envolvendo o aplicativo Uber no Brasil parecem não impedir a empresa de continuar investindo no país. Mesmo após os protestos de milhares de taxistas e de ações movidas pela prefeitura de São Paulo, que são contra o app, a startup anunciou na última sexta-feira (17) uma novidade para quem anda de bicicleta: o UberBIKE.

Embora o nome seja sugestivo, a modalidade não significa que será possível alugar uma magrela pelo serviço, que continuará o mesmo. Ou seja, você ainda poderá chamar por um carro cadastrado no Uber, com a diferença de que ele virá equipado com suporte traseiro para transportar sua bicicleta. Ao que tudo indica, a opção é destinada para usuários que desejam ir a determinado ponto da cidade, mas não podem (ou não querem) usar a bike para se locomover até o destino final.

A ação aconteceu em São Paulo (SP) no último domingo (19) e agora será promovida em Brasília (DF), que receberá a novidade todos os domingos até 30 de agosto. Os interessados precisarão acessar a opção UberBIKE no aplicativo oficial, informar sua localidade e aguardar a chegada do veículo. As tarifas são as mesmas praticadas pelo UberBLACK, que disponibiliza sedãs pretos com alguns itens de conforto, e todos os automóveis contarão com suporte para levar até duas bicicletas.

"Carros e bikes são meios de transporte complementares e deveriam sempre andar juntos. O nosso comprometimento é sempre oferecer mais uma maneira para que as pessoas se movimentem pelas cidades", escreveu o Uber no comunicado oficial. Até agosto, o UberBIKE estará disponível das 8h às 18h na capital do país.

De acordo com a empresa, a quantidade de carros é limitada porque a expectativa é que a procura pelo serviço seja grande. Além disso, a companhia recomenda que o usuário esteja em um local onde o motorista tenha espaço para encostar o carro e colocar a bike no suporte com segurança, como "zonas de carga e descarga". Também vale lembrar que o Uber não se responsabiliza diante de algumas situações, como problemas na bicicleta por má colocação no suporte ou em casos de dano ou roubo durante o percurso.

É importante destacar novamente que o UberBIKE é uma ação temporária, e não há previsão de lançamento em outras cidades. Não se sabe se a medida se tornará uma opção fixa no aplicativo.

Fontes: Uber, Tecnoblog