Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Carnaval de rua: aplicativos te ajudam a organizar roteiro de blocos

Por| 21 de Fevereiro de 2017 às 16h58

Link copiado!

Carnaval de rua: aplicativos te ajudam a organizar roteiro de blocos
Carnaval de rua: aplicativos te ajudam a organizar roteiro de blocos

Se o pré-carnaval já agitou (e lotou) as ruas de diversas cidades no Brasil, imagine o que podemos esperar do Carnaval propriamente dito. Se você faz parte do grupo que quer cair na folia, essas dicas de aplicativos podem te ajudar a não perder nenhuma atração.

Blocos no Google Maps

O Google entrou na onda carnavalesca e liberou alguns recursos especiais para quem pretende curtir o feriadão nas ruas. Até o dia 5 de março, os foliões de São Paulo e Rio de Janeiro poderão usar o Google Maps para conferir o percurso de alguns dos principais blocos que circulam por essas cidades – como o Cordão da Bola Preta e o Sargento Pimenta, no Rio, e Tô de Bowie e Tarado Ni Você, em São Paulo.

Além de notificar e trazer informações sobre desvios de rota, os usuários poderão navegar entre as opções das festas de rua para decidir onde vão pular Carnaval, tudo direto do aplicativo do Google Maps.

Continua após a publicidade

Esta é a primeira vez que o Carnaval é adicionado ao mapa e funciona tanto para Android quanto iOS. Mas se você quer mesmo é passar longe do fervo, também pode usar o recurso para ver quais ruas estão fechadas e evitar o trânsito caótico, pois as informações são fornecidas pelos parceiros CET-RIO, o Centro de Operações Rio (COR), a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR)e a Riotur , no Rio de Janeiro. Em São Paulo, os dados foram obtidos diretamente pela Secretaria Municipal de Cultura.

Quem estiver no Rio de Janeiro poderá buscar por assuntos relacionados ao Carnaval no aplicativo do Google no celular e consultar as datas dos principais blocos na cidade, em um painel feito especialmente para este momento.

Programação oficial de SP e RJ

Continua após a publicidade

Outra opção para paulistanos e cariocas – e também para os turistas que querem aproveitar o carnaval na região – é o app oficial dos blocos. Divulgado pelas prefeituras das cidades, o programa disponibilizará o cronograma completo das agremiações por data, horário e bairros, além de dados mais genéricos sobre os blocos — como percurso, público estimado, como chegar aos locais dos desfiles.

As dicas são ótimas para quem quer cair na folia e para quem quer fugir dos desfiles, já que todas as informações serão oferecidas.Disponível para Android e iOS, o sistema oferecerá ainda uma série de serviços tais como: nomes de hospitais e delegacias listados por bairros com a distância do bloco em que se encontram as pessoas.

Android

Continua após a publicidade

iOS

Carnaval de rua de Belo Horizonte

Continua após a publicidade

A Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur) também desenvolveu uma tecnologia em parceria com a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) para facilitar a vida dos foliões. O aplicativo, disponível para Android e iOS, contém todas as informações de blocos e de serviços da cidade disponíveis durante as festividades.

O app é bem completo e, por meio dele, o folião poderá consultar a relação de blocos de rua, dos desfiles das Escolas de Samba e Blocos Caricatos e programação dos palcos oficiais na Praça da Estação, Avenida Brasil e Rua Guaicurus.

Informações sobre bares, restaurantes, postos de saúde, pontos gratuitos de wi-fi, localização de banheiros químicos e telefones úteis como o da Guarda Municipal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também estão disponíveis no app oficial.

Continua após a publicidade

Onde está meu trio em Salvador?

Disponível gratuitamente para Android e iOS, o aplicativo "Onde está meu trio?" mostra a localização dos trios elétricos em tempo real durante o Carnaval de Salvador, por meio da tecnologia GPS.

O app também localiza camarotes e os principais serviços nos circuitos (Pontos de Taxi, ônibus, postos policiais e de saúde, etc), manda notificação quando o seu trio se aproxima e compartilha com os amigos sua localização na folia.

Continua após a publicidade

Carnaval em Pernambuco

Se você vai passar o Carnaval ao som do frevo e do maracatu, o aplicativo PE no Carnaval pode ser uma boa pedida. Disponível para Android e iOS, ele é voltado para a divulgação do Carnaval de Recife, Olinda e todo interior de Pernambuco. Com o app você pode conferir a programação completa das prévias e blocos, matérias e entrevistas sobre o carnaval na região.