Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Busca do Google apresenta erro que borra imagens nas prévias de notícias

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Agosto de 2021 às 12h00

Link copiado!

Tati___Tata/Visualhunt
Tati___Tata/Visualhunt
Tudo sobre Google

Se o mecanismo de busca do Google amanheceu estranho para você nesta quarta-feira (18), saiba que isso não é um problema da sua máquina ou da sua conexão. As imagens que ilustram os principais artigos jornalísticos relacionados a diferentes temas pesquisados estão aparecendo totalmente borradas ou ocultas em vários resultados de pesquisas.

Em determinados tipos de pesquisa, o Google apresenta nos resultados o carrossel “Principais notícias” no topo da página. Cada um dos artigos é acompanhado por uma imagem ilustrativa que normalmente é visível para qualquer usuário.

Continua após a publicidade

A primeira suspeita relacionada ao problema era de que o Google estaria censurando imagens relacionadas a tópicos sensíveis, como a crise política que assola o Afeganistão e a pandemia de COVID-19. Entretanto, o Canaltech verificou e percebeu que assuntos menos delicados também aparecem com fotos borradas.

Se isso é um bug, ainda não se sabe nada sobre sua causa, mas os serviços do Google passaram por uma instabilidade generalizada na última terça (17), então, a exibição borrada poderia ser uma "sequela". No Twitter, usuários do mundo inteiro relatam a aparição quebrada das figuras na seção “Principais notícias” dos mais diversos tópicos pesquisados no buscador.

Por enquanto, o Google não se manifestou sobre o problema e, na prática, ele não interfere na pesquisa por assuntos no buscador. Mesmo com as imagens quebradas, utilizadores podem clicar no link para abrir a página completa e conferir o conteúdo sem nenhuma dificuldade.

Continua após a publicidade

Google se manifesta

No Twitter, a gigante disse estar ciente do problema que afeta as fotos da seção de notícias do motor de busca e já trabalha em uma correção.

Esta matéria foi atualizada para apresentar o posicionamento do Google.