Ameaçado nos EUA e banido na Índia, TikTok também pode ser suspenso no Japão
Por Felipe Autran | •
O Japão pode ser o próximo país a seguir os passos dos EUA e da Índia ao considerar bloquear o funcionamento do TikTok no seu território. De acordo com a rede NHK, um grupo de legisladores japoneses do Partido Liberal Democrata está cogitando impor restrições mais severas para aplicativos chineses distribuídos no país.
- Além do TikTok, Índia bane mais 49 apps chineses e analisa outros 275 nomes
- EUA considera bloquear TikTok alegando "motivos de segurança"
Assim como no caso dos EUA, o principal argumento é de que esses aplicativos violam a privacidade dos cidadãos japoneses ao coletar seus dados e enviar informações para servidores localizados na China. O objetivo desses legisladores é limitar o uso desses aplicativos para garantir que dados pessoais não vazem de maneira inesperada.
A previsão dos legisladores japoneses é que uma proposta oficial para restringir os aplicativos chineses seja finalizada em setembro e, em seguida, enviada para o governo.
Apenas durante o último mês, o governo indiano bloqueou o acesso ao TikTok e a 100 outros aplicativos desenvolvidos na China, a maioria deles sendo cópias que tentavam se passar pela rede social para atrair usuários desavisados. Nos EUA, a questão já foi comentada por diversos membros do governo, incluindo o secretário de estado Mike Pompeo.
Fonte: NHK World