Publicidade

Bloco de Notas também deve ganhar ajustes visuais no Windows 11; veja imagens

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Outubro de 2021 às 17h51

Link copiado!

Alveni Lisboa/Canaltech
Alveni Lisboa/Canaltech

Ao lado do Paint e do game Paciência, o Bloco de Notas é um dos programas mais clássicos da Microsoft. Agora, o editor de textos deve ganhar uma nova aparência alinhada à proposta do Windows 11, conforme alguns supostos prints de tela vazados por um engenheiro da fabricante.

As capturas do app teriam sido subidas por engano e excluídas rapidamente, o que não impediu o site FireCubeStudios de armazenar e compartilhar as fotos antes de elas desaparecerem. Como não se trata de material oficial, não há como ter a certeza de que será a aparência final do Notepad: com os cantos arredondados, uma interface mais limpa e uma fonte nova.

Continua após a publicidade

O que dá para notar logo de cara é a barra de menu mais enxuta com apenas três elementos: "Arquivo", "Editar" e "Exibir". O menu Formatar parece ter sido diluído entre as guias Editar e Exibir, enquanto a opção "Ajuda" foi movida para a área de configurações do app — como já ocorre nos programas do Office.

Uma das novidades são as opções para personalizar o tema, provavelmente relacionado ao modo claro ou escuro, a seleção de fontes e estilos mais avançados, além de um "modo de compatibilidade" com certos arquivos, que permitiria alternar entre o modo padrão e o clássico. Ainda não está claro o que este último recurso alterará na experiência, portanto é algo para ficar de olho.

Nova aparência, novas atualizações

Continua após a publicidade

É bem provável que as capturas sejam verdadeiras, já que o Paint e o aplicativo Fotos, anteriormente revelados, seguem uma tendência de design parecida. Os desenvolvedores da Microsoft focaram seus esforços para remodelar todo o visual dos apps embarcados no Windows 11, com intuito de criar uma unidade visual.

O Bloco de notas é um dos aplicativos mais antigos da Microsoft: são quase 30 anos e praticamente nenhuma alteração. Como já anunciado, ele não vem mais instalado de modo padrão nos dispositivos, portanto somente os interessados deverão baixá-lo na Microsoft Store renovada. Essa foi uma estratégia para desvinculá-lo do sistema e possibilitar a implementação de atualizações de modo independente.

Fonte: Windows Central