Publicidade

Atualizações da semana | Android 13 aos montes, app Netflix renovado no iPhone

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Janeiro de 2023 às 08h30

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech

Se você acompanhou as notícias de tecnologia na última semana, deve ter percebido que as atualizações foram assuntos recorrentes. Para deixar tudo em dia e fácil de conferir, o Canaltech reúne todas os updates que você deve ficar de olho aqui, nas Atualizações da semana.

Nos últimos dias, as novidades foram bastante variadas: o Android 13 chegou para aparelhos de várias marcas; o LineageOS 20 teve suporte ampliado para mais dispositivos; o Firefox 109 introduziu suporte para uma versão adaptada do polêmico Manifest V3 e o app Netflix apareceu "moderninho" no iPhone. Confira tudo logo abaixo.

One UI 5 em vários dispositivos

Continua após a publicidade

Essa semana, a Samsung liberou a One UI 5 para uma enxurrada de aparelhos vendidos no Brasil. A compilação introduz novidades importantes como a tela de desbloqueio personalizável, melhorias na integração com o Windows 11, mudanças em apps nativos e várias das novidades contidas no Android 13 do Google. Confira a lista completa de dispositivos atualizados.

MIUI 14 no Xiaomi 12

O topo de linha Xiaomi 12 começou a receber o Android 13 através da interface personalizada MIUI 14. A compilação começou a ser distribuída em conjunto com o pacote de segurança de janeiro de 2023, que contém correções para mais de 40 brechas do sistema operacional.

Continua após a publicidade

Android 13 no ZenFone 8

O ZenFone 8 e ZenFone 8 Flip finalmente começaram a receber a atualização para o Android 13. Lançados em maio de 2021, os antigos topos de linha da empresa podem baixar um pacote de cerca de 3 GB com aprimoramentos introduzidos pelo Google e provavelmente alguns caprichos da ASUS.

Continua após a publicidade

LineageOS 20 com suporte para mais aparelhos

O recém-lançado LineageOS 20 recebeu suporte para mais aparelhos na última semana. A ROM alternativa possibilita usuários a adotar um sistema refinado, mas sem amarras com fabricantes ou com o Google. Abaixo, você vê a lista dos novos dispositivos suportados:

Relógio do Google com alarmes personalizados

Continua após a publicidade

O app Relógio do Google agora pode definir alarmes com áudios gravados na hora. A simples adição tornou a criação de alertas personalizados bem mais simples, graças a integração de um gravador de som no aplicativo.

Firefox 109 com Manifest V3

O Firefox 109 está disponível para download. A nova versão do navegador inclui mudanças pequenas para o usuário final, mas introduz suporte ao Manifest V3, padrão capaz de interferir no funcionamento de ferramentas de privacidade e adblockers. No programa da Mozilla, porém, o formato não teria um impacto tão grande.

Continua após a publicidade

Modo silencioso no Instagram

Na quinta-feira (19), o Chefe do Instagram, Adam Mosseri, divulgou três novidades importantes para a rede social: o Modo Silencioso, opção para interromper a emissão de notificações por um determinado período; palavras ocultadas para as recomendações de conteúdo; e a opção de marcar “não interessado” para múltiplas publicações de uma vez só na aba Explorar.

Netflix de cara nova no iOS

Continua após a publicidade

O aplicativo da Netflix para iPhone está de cara nova. A atualização introduz uma série de caprichos e mudanças visuais no programa, tornando-o mais atraente, moderno e dinâmico, incluindo novas animações e interações com sensores presentes no celular da Apple.