Atenção! Veja os perigos que você corre ao usar o WhatsApp Status

Por Redação | 07 de Março de 2017 às 18h36

O WhatsApp anunciou recentemente um novo recurso chamato WhatsApp Status, novidade semelhante ao Instagram Stories e Snapchat, que permite o compartilhamento de fotos, vídeos e gifs por 24 horas junto aos seus amigos na plataforma.

Para se diferenciar de outros serviços de mensagens e redes sociais que apresentam features semelhantes, o WhatsApp incluiu na novidade a tal da "segurança ponta a ponta" que é usada pelo serviço em suas mensagens.

No lançamento do WhatsApp Status, o CEO da empresa, Jan Koum, chegou a falar que "sim, até mesmo suas atualizações de status serão criptografadas de ponta a ponta". Mas será que ele será tão seguro assim? Para a consultoria internacional Panda Security, quatro fatores básicos apontam que o WhatsApp Status pode ter suas falhas de segurança.

Seu status será público por padrão

A configuração padrão do WhatsApp Status será de manter seu perfil público, ou seja, todos as suas atualizações de status serão visíveis para qualquer contato que você tiver no telefone. Para muitos, isso pode ser visto como uma invasão de privacidade, já que nem todo mundo que tem seu número de telefone é seu amigo e você quer que ele veja seu status atual.

Em nota, a assessoria de imprensa do aplicativo informa que os usuários podem alterar as configurações de privacidade quando publicam um status, para que nem todo os contatos vejam. "A função te dá opção de selecionar quem pode ver ou não. Na aba status, acessando "Privacidade", você pode determinar quem irá ver suas atualizações", ressalta.

Hackers podem encontrar brechas no sistema do WhatsApp

Apesar do serviço se gabar de contar com criptografia em seu sistema de mensagens, ele ainda pode ser um alvo devido ao seu grande número de usuários - são mais de 1,2 bilhão deles. Isso não quer dizer que eles podem conseguir, mas a popularidade do sistema certamente os faz tentar. Vale lembrar que recentemente o iOS Messenger, da Apple teve falhas de segurança expostas por hackers. Se o WhatsApp eventualmente tiver usa, ela certamente será descoberta.

O perigo do Ransomware

Por serem plataformas onde as informações aparecem por um tempo limitado para sumirem em 24 horas, apps como Snapchat e Instagram Stories podem ser espaço para postagens um tanto comprometedoras. Com isso, cria-se possibilidade para o chamado ransomware, uma espécie de sequestro virtual.

Segundo a Panda Security, cibercriminosos estão sempre de olho em postagens de conteúdo duvidoso e suas possibilidades de transformar em objeto de chantagem virtual, principalmente com usuários adolescentes. Portanto, é sempre bom ter cuidado no que for postar.

Falso apps "complementares"

Toda vez que um novo recurso ou app é lançado, usuários sempre buscam ter o máximo de vantagem sobre a novidade. Com isso, cibercriminosos aproveitam para tirar vantagem dos mais ingênuos, lançando apps que oferecem recursos adicionais. Entretanto, eles servem de porta de entrada para os smartphones, podendo hackear estes dispositivos e instalar malwares.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.