Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

As 5 notícias mais quentes da semana sobre web, redes sociais e apps (17/09)

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 17 de Setembro de 2022 às 09h30

Link copiado!

Montagem: Caio Carvalho/Canaltech
Montagem: Caio Carvalho/Canaltech

Após a chegada oficial do iOS 16 na segunda-feira (12), as atenções da web foram dispersas para outros assuntos. A Apple continuou em foco, é verdade, mas softwares se descaram, especialmente o WhatsApp e o Instagram.

  • Qual o sistema operacional de PC mais usado do mundo?
  • Quais os navegadores mais usados no mundo?

Os dias foram movimentados para desenvolvedores da Meta, que trabalharam com afinco para testar novos recursos e lançar tantos outros. O WhatsApp teve ao menos dois destaques: o "modo furtivo" e a possibilidade de desfazer mensagens apagadas em um chat.

O Instagram foi alvo de duas notícias bem interessantes. A primeira foi um vazamento de informações internas que revela uma suposta queda acentuada no engajamento do Reels, o formato de vídeos curtos criado para brigar com o TikTok. A segunda foi a chegada do recurso de gorjetas para os criadores, apresentando uma nova forma de monetização.

Continua após a publicidade

Já na área da inovação, uma pesquisa feita por cientistas especializados em inteligência artificial apontou que o sistema avançado poderia destruir os seres humanos. Estaria o filme O Exterminador do Futuro certo quanto ao nosso futuro apocalíptico?

5. iPhone 14 precisará ser atualizado antes do uso

Donos do novíssimo iPhone 14 deverão atualizar o sistema imediatamente para o iOS 16.0.1 para evitar problemas de configuração. A medida é necessária após a Apple identificar um bug que causa problemas de ativação e migração, afetando quem trocou de um aparelho antigo para o novo.

Continua após a publicidade

A atualização do sistema corrigirá problemas relacionados a fotos, quando o usuário usa o zoom no modo paisagem do iPhone 14 Pro Max. Também foi solucionado um erro de autenticação para o Enterprise Single Sign-On (SSO), que permite usar o login integrado em aplicativos empresariais.

4. IA superinteligente poderia aniquilar a humanidade

Cientistas da Deepmind, subsidiária do Google, e estudantes da Universidade de Oxford, no Reino Unido, criaram um modelo capaz de analisar possíveis cenários nada animadores sobre as IAs. Eles concluíram que uma inteligência artificial superinteligente pode ser a responsável pelo fim da humanidade.

Continua após a publicidade

Isso ocorreria quando percebesse que os humanos estariam limitando o seu potencial. Nada de fama, poder ou necessidade de dominação: os robôs estariam em busca de recursos ilimitados de processamento ou de mais energia.

3. Rival de peso para o Google Workspace e para o Microsoft 365

A Canva, empresa responsável pelo popular software de edição de mesmo nome, lançou uma suíte de aplicativos voltado para o mercado corporativo. A ideia é oferecer soluções online integradas ao sistema simplificado da empresa, com modelos pré-elaborados e o velho "arraste e solte", para conquistar a simpatia dos usuários.

Continua após a publicidade

O conjunto oferecerá editor de textos, software de apresentação, programas para criação de gráficos e tabelas, armazenamento em nuvem e muito mais. A melhor parte é que tudo isso deve custar menos em comparação aos rivais maiores. Hoje, a plataforma de edição de imagens tem mais de 87 milhões de usuários mensais, sendo 10 milhões assinantes pagos.

2. Engajamento do Reels caiu 13,6% nas últimas quatro semanas

Um documento interno do Instagram, chamado “Creators x Reels State of the Union 2022”, revelou que engajamento do Reels mais de 11 vezes, sendo que a maioria dos usuários não tem nenhum envolvimento. Isto estaria relacionado, conforme a análise do material, a falta de conteúdo original na plataforma.

Continua após a publicidade

O problema seria que as pessoas criam os vídeos no TikTok ou no Shorts e depois levam o conteúdo para o Insta. A Meta diz que o estudo vazado foi descontextualizado, os dados estão defasados e não tem abrangência global. Mesmo assim, muita gente já começa a demonstrar preocupação com o futuro dos vídeos curtos na plataforma da Meta.

A plataforma continua a investir nos criadores de conteúdo deste formato, tanto que planeja adicionar um mecanismo de gorjetas. A ideia é que as pessoas possam presentear criadores com mimos em dinheiro para recompensar pelo trabalho bem feito.

1. Fique online só para quem você quer no WhatsApp

Continua após a publicidade

O WhatsApp Beta para Android começou a permitir que o usuário fique conectado e converse com contatos específicos sem despertar a atenção de outras pessoas. O recurso vai permitir conversas diretas sem que os outros vejam o seu status naquele momento.

A novidade ainda não tem prazo para estrear na versão estável do aplicativo, mas os fãs do mensageiro não veem a hora de experimentar essa novidade. Já pensou papear com seus amigos sem despertar a atenção dos parentes ou falar especificamente com um colega de trabalho sem notificar seu chefe?

Extras