Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

As 5 notícias mais quentes da semana sobre web, redes sociais e apps (10/09)

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Setembro de 2022 às 09h30

Link copiado!

Apple
Apple

Na semana marcada pelo anúncio do iPhone 14 e seus derivados, o sistema operacional da Apple (iOS 16) foi o protagonista. Mesmo assim, o resumo semanal do Canaltech traz outros anúncios que também bombaram na semana na área de aplicativos, redes sociais e internet nos últimos sete dias.

Foram dias movimentados principalmente no dia de 7 de setembro, quando a Maçã ignorou o feriado brasileiro e revelou ao mundo suas preciosidades. Pegando carona nos SO, a Maçã apresentou recursos de software e hardware, como o detector de acidentes integrado.

Uma pesquisa recente mostrou quais são os aplicativos mais odiados no mundo inteiro e o Brasil surpreendeu. No mundo das redes sociais, o Instagram começou a trabalhar um botão para repostar conteúdos do feed de outras contas, ao estilo retuíte.

Continua após a publicidade

Já na área da inovação, o aplicativo de desenho DALL-E, que cria imagens a partir de texto, continua apresentando resultados incríveis, graças a recursos como o outpainting — imagina os arredores de uma pintura e cria o plano de fundo personalizado.

5. Instagram prepara botão de repost

Sim, o retuíte chegou ao Instagram! Não é bem um retuíte, mas é algo inspirado no recurso do passarinho para incentivar a recuperação de posts antigos ou dar mais visibilidade a conteúdos novos. Todos os posts republicados por uma conta serão reunidos numa aba dedicada na página de perfil, separando o conteúdo original do feed com material de outros criadores.

Antes, a comunidade precisa apelar para ferramentas de terceiros para compartilhar publicações de outros usuários no próprio feed. Não há previsão de quando o recurso chegará para as pessoas.

Continua após a publicidade

4. DALL-E recria parte oculta dos quadros

O DALL-E recebeu uma atualização para que você possa recriar quadros clássicos de modo expandido, imaginando como seria o ambiente além do mostrado na pintura. O Outpainting adiciona ao modelo de IA um sistema de expansão de bordas de qualquer fotografia ou desenho.

Muita gente na internet usou o recurso para recriar obras clássicas, como Meisje met de parel (Moça com brinco de pérola, em português do Brasil), do artista holandês Johannes Vermeer. Outros fizeram uma versão extraterrestre da Monalisa, uma nova Abbey Street com cenários além dos mostrados pelos Beatles e até memes clássicos.

Continua após a publicidade

3. O aplicativo mais odiado no mundo é...

Uma pesquisa curiosa mapeou os programas e jogos mais odiados no mundo inteiro. O levantamento analisou mais de 3 milhões tuítes geolocalizados e associados a 87 aplicativos de mídias sociais, namoros, jogos para celular, streaming de vídeo e áudio, carteiras de criptomoedas e serviços de pagamentos.

No Brasil, o campeão de rejeição foi o aplicativo do eBay. Já ao nível mundial, o aplicativo de namoro Hinge, voltado para "conexões de longo prazo", foi o top 1. Parece que muita gente se frustrou por não encontrar um amor...

Continua após a publicidade

2. Crash Detection: salvador de vidas em caso de acidente

O Crash Detection é um recurso de segurança que acompanhará os novos dispositivos da Apple. O recurso identifica um acidente e notifica automaticamente o contato de emergência do usuário após 10 segundos se o usuário não pressionar o botão de cancelar.

A pessoa escolhida receberá a localização atual e um aviso para agir quando o imprevisto ocorrer. O sistema funciona graças a uma IA alimentada por aprendizado de máquina, fruto de 1 milhão de horas de treinamento, para identificar colisões frontais, traseiras, laterais e capotamentos.

Continua após a publicidade

1. iOS 16 chega na próxima semana

Além da apresentação dos novos celulares e relógios inteligentes, a Apple também trouxe oficialmente a data de lançamento do iOS 16: 12 de setembro. O software chegará acompanhado do watchOS 9 e marcará uma das atualizações mais voltadas à interface do usuário da história da Maçã.

O novo sistema operacional introduz novas opções de personalização, incluindo uma tela de bloqueio inteligente, altamente customizável e com notificações mais discretas. Além disso, há importantes melhorias no Modo Foco e um incrível recurso de conexão a satélites para chamadas de emergência quando o iPhone estiver em um local remoto, sem sinal de telefonia.

Continua após a publicidade

Extras