Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas da semana (22/11/2017)

Por Patrícia Gnipper

Novembro é o rei dos feriados. Em 2017, dois deles puderam ser emendados com o fim de semana para muita gente, sendo que, na segunda-feira (20), algumas cidades aproveitaram um dia adicional de descanso com o Dia da Consciência Negra – isso sem falar em outros feriados municipais deste mês. Descansar é bom, mas os dias de folga acabam gerando ainda mais gastos com passeios, restaurantes, cinema, baladas e viagens, não é mesmo?

Se você também gastou mais dinheiro do que podia no mês de novembro, que ainda tem mais uma semaninha até acabar, e mais alguns dias para que o salário de dezembro caia na conta, se liga nas dicas de apps, serviços, livros e cursos gratuitos que separamos para esta semana!

Tradutor simultâneo de LIBRAS

Seja você uma pessoa com deficiência auditiva, ou alguém que deseja se comunicar melhor com pessoas surdas, saiba que o HandTalk é um verdadeiro aliado. O app traz um assistente simpático chamado Hugo para que a tradução simultânea entre o português brasileiro e a Língua Brasileira de Sinais seja realizada.

Além de traduzir textos e vídeos, o Hugo também ensina expressões e sinais em LIBRAS para crianças em adultos na seção Hugo Ensina, que traz as dicas em formato de vídeo com a tradução simultânea para a linguagem de sinais.

Gratuito para Android e iOS.

Obras raras da biblioteca da USP

Desde 2013, a USP disponibiliza seu acervo de obras raras pela internet, atualizando esse conteúdo periodicamente. O bacana é que essas obras não costumam ser liberadas para o manuseio do público, e, estando disponíveis na internet, podemos chegar o mais perto possível de livros que datam desde o século XV.

O conteúdo da Biblioteca Digital de obras raras da USP é diversificado, contando livros, folhetos, revistas e jornais antigos, abrigando primeiras edições de obras clássicas, e também obras únicas e inéditas, além de livros de edições especiais, encadernações de luxo, com ilustrações icônicas ou o autógrafo de personalidades célebres. É um ótimo resgate dos tempos passados, incluindo documentações históricas da USP que revelam a mudança ao longo dos séculos em nossa sociedade.

Ganhe prêmios opinando sobre produtos e serviços

Existem vários sites e aplicativos que oferecem uma graninha ou prêmios para quando você tiver um tempo livre para assistir a comerciais publicitários e dar sua opinião sobre produtos e serviços anunciados. E um deles é o Meseems, que permite acumular pontos à medida que participa de pesquisas de mercado.

Esses pontos são convertidos em prêmios como ingressos para o cinema, vales-presentes de lojas virtuais e serviços de streaming (como Saraiva, Walmart, Netshoes, Ingresso.com e Netflix), e, quem quiser fazer uma boa ação, pode doar seus pontos para o GRAAC e ajudar a manter tratamentos para crianças com câncer. Ainda, sua pontuação também pode render créditos para seu celular com as principais operadoras de telefonia que atuam no Brasil.

Funciona assim: ao completar o seu perfil, o serviço seleciona pesquisas de produtos e serviços que tenham a ver com você, e basta que você escolha quais deseja responder e completar as perguntas. A troca de pontos por prêmios pode ser iniciada a partir do momento em que você acumular 1000 "seems".

Disponível para Android e iOS.

Encontrando seus antepassados

A cultura brasileira é uma das mais miscigenadas do mundo, e muito disso vem da imigração de populações de diversos países que, na história brasileira, decidiram vir para cá para colonizar ou trabalhar em fábricas e áreas rurais. Mas muitos de nós não sabemos o bastante sobre a história de nossos antepassados familiares, tendo poucas informações repassadas no boca-a-boca entre as gerações.

Pois existe um serviço online chamado Family Search, em inglês, que conta com muitos documentos de imigrantes que chegaram ao Brasil entre os anos de 1902 e 1980. É possível buscar por nome e sobrenome para tentar encontrar documentos e fotografias de seus avós, bisavós e tataravós, e muitas pessoas já encontraram registros de suas famílias por ali, que podem comprovar as histórias contadas por seus pais, ou mudar completamente tudo o que sabiam de sua herança familiar.

Os arquivos foram catalogados e digitalizados pela Igreja Mórmon, que tem como crença a ideia de que as famílias deveriam ser eternas e, portanto, decidiram contar com a internet para concretizar essa missão. Basta acessar o site e começar a pesquisar pelos sobrenomes que fazem ou fizeram parte de sua família!

Curso de leitura dinâmica

Muitas vezes, deixamos de ler livros por pura falta de tempo. Mas existem técnicas que nos permitem ler com mais velocidade, o que é muito útil não somente para colocar as leituras em dia, como também para aplicar em sua rotina, lendo notícias, e-mails e documentos profissionais com agilidade. Isso se chama Leitura Dinâmica, e este curso online gratuito oferece vídeo-aulas com uma carga horária total de 35 horas para que o curso seja completado. No final, você pode solicitar um certificado de conclusão de curso para que esta nova habilidade conste em seu currículo!

As aulas ensinam coisas como meios de eliminar vícios de leitura, técnicas de concentração, estrutura e funcionamento do olho humano, meditação, truques para ler com mais velocidade sem perda de informações relevantes e dicas de memorização.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.